Mamãe de primeira viagem: 5 segredos que ninguém te contou sobre maternidade

Gravidez

Escrito por:

Ser mãe é algo incrível e ainda mais especial quando acontece pela primeira vez. O corpo e a mente passam por diversas mudanças, levando a mulher a repensar sua existência e encarar a vida com muito mais maturidade e amor. É um processo complexo e bonito, mas que também gera uma série de dúvidas e incertezas. Se você é uma mamãe de primeira viagem, não se preocupe: vamos contar para você os maiores segredos que ninguém te contou sobre a maternidade. Confira!

Amamentar nem sempre é fácil

Amamentar realmente é algo natural e que deve ser sempre estimulado, no entanto, dar o peito para o seu filho vai requerer um pouco de esforço e força de vontade, especialmente no início. Para algumas mulheres, esse processo pode ser mais tranquilo, enquanto outras precisarão de mais paciência para se acostumar com a atividade. O recomendado é que o leite materno seja a alimentação exclusiva do bebê por, pelo menos, seis meses e permaneça como complemento até os dois anos de idade.

Dica: Os bebês sonham na barriga da mãe?

Os primeiros dias podem ser difíceis

Os primeiros dias depois do parto costumam ser os mais conturbados. Muitas mães podem ficar um pouco deprimidas nesse momento, especialmente em razão das alterações hormonais, mudanças corporais e da pressão de querer dar o melhor para essa nova vida. No entanto, isso é um processo de adaptação e faz parte dessa fase — e é importante que você entre em contato com seus sentimentos e tente lidar com eles de forma saudável. Mas lembre-se: esse quadro é passageiro. Qualquer sofrimento excessivo e duradouro, pensamentos violentos ou ausência de apetite pode significar uma depressão pós-parto e um médico deve ser consultado imediatamente.

O resguardo varia de casal para casal

O corpo da mulher sofre diversas alterações físicas e psicológicas durante a gravidez e após o parto. Por essa razão, os especialistas indicam que o período de resguardo dure cerca de seis semanas. No entanto, cada mulher tem uma recuperação e cada casal uma dinâmica, o que pode fazer com que as relações comecem a acontecer um pouco antes ou depois. E isso é completamente normal! Consulte seu médico se tiver qualquer dúvida, mantenha um diálogo sincero com seu parceiro e você vai ver que em breve vai voltar à sua rotina amorosa.

Confira no banner abaixo alguns assuntos que mudam com a chegada do maior presente que você poderia ter ganho na vida: um filho.

O bebê perde peso

Muita gente não sabe que o bebê perde cerca de 10% do seu peso corporal logo depois que nasce. Essa perda é um quadro normal e fisiológico, mas muitas mães ficam desesperadas quando isso acontece e acham que o leite está fraco ou que não estão amamentando direito. No entanto, não se preocupe: em breve ele volta a ganhar uns quilinhos e estará cada vez mais forte.

Você vai sentir algo que nunca sentiu

A gestação pode não ser fácil e muitas coisas diferentes podem ocorrer, mas o fato é que todo esse complexo e intrincado processo vai se justificar de uma forma simples e inesperada. Você terá em suas mãos algo simplesmente único: seu filho! Você vai amá-lo de uma forma como jamais havia imaginado ser possível e saberá que todo o esforço, sem dúvida alguma, valeu a pena!

Esses são alguns dos principais segredos sobre a maternidade que você precisa saber! Esse momento mágico e importante para a mulher e o bebê não deve ser menosprezado e todo conhecimento é válido para que tudo saia da melhor maneira possível. Esteja preparada e fique tranquila: ser mãe de primeira viagem realmente pode assustar um pouco, mas é incrível!

Como está sendo sua experiência com o primeiro filho? Aprendeu algumas boas dicas para compartilhar com a gente? Deixe um comentário em nossas redes sociais!

  • Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
  • Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
  • Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
  • Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.
CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestDigg thisShare on TumblrShare on RedditShare on LinkedInEmail this to someone
  • Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
  • Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
  • Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
  • Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

3 Replies to “Mamãe de primeira viagem: 5 segredos que ninguém te contou sobre maternidade”

  1. […] licença-maternidade é um grande enigma na vida de muitas grávidas, principalmente para mamães de primeira viagem. Se você está passando por isso e não consegue achar as respostas certas para as suas dúvidas, […]

  2. […] tudo o que você quiser. Principalmente no caso das mães de primeira viagem, é normal ter muitas dúvidas mesmo. Pode relatar os problemas que está tendo com a […]

  3. […] maternidade traz consigo uma contradição bastante curiosa que costuma passar despercebida para grande parte […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caro Leitor,

A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.