O que são células-tronco do tecido do cordão?

POR QUE O TECIDO DO CORDÃO UMBILICAL É TÃO VALIOSO?

O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais na sua forma mais primitiva. Estas células são amplamente estudadas, hoje em dia, no campo de medicina regenerativa.

O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais na sua forma mais primitiva e são as mais estudadas, hoje em dia, no campo de medicina regenerativa 22, 23, 24.

O que parecia não ser possível há dez anos é, hoje, comumente avaliado por pesquisas e ensaios clínicos em vários países do mundo. Isto ocorre devido à grande propriedade imunológica e regenerativa de tecidos, demonstrada nestes ensaios clínicos com células-tronco mesenquimais22, 23, 24

Um importante ensaio clínico conduzido num dos principais centros de câncer do mundo, o MD Anderson Center em Houston nos EUA, demonstrou que a célula-tronco hematopoética do sangue do cordão umbilical é capaz de se expandir em até 12,2 vezes, quando colocadas em cultura junto com células-tronco mesenquimais da medula óssea. Isto contribuiu para a recuperação 37,5% mais rápida (15 dias para a pega versus 24 dias) da medula óssea em tratamento25.

Um ensaio pré-clínico (modelos animais) de transplantes de medula usando células-tronco mesenquimais extraídas do tecido do cordão, juntamente com as do sangue do cordão chegou à conclusões semelhantes.  Houve uma melhora de até 6 vezes na velocidade de recuperação (pega) da medula26.

Os mais avançados centros de pesquisa do mundo também investigam o uso terapêutico das células-tronco mesenquimais para o tratamento de doenças como diabetes (tipo I e II), cirrose hepática, doenças cardíacas, Alzheimer, câncer de mama e lesões esportivas27.

Vantagens do uso das células-tronco mesenquimais do cordão umbilical X outras células mesenquimais adultas:

  • Por serem mais imaturas, as células-tronco do tecido do cordão expressam um marcador típico de células-tronco embrionárias, o que pode sugerir que estas células tenham um potencial terapêutico maior que o das células de adultos28,2.
  • A coleta de células-tronco do tecido do cordão é simples, não-invasiva e não envolve anestesias, além de ser totalmente indolor e de não oferecer riscos para a mamãe ou para o bebê30.
  • As células-tronco do tecido do cordão ficam criopreservadas e, portanto, disponíveis imediatamente em caso de necessidade.

Como essas células-tronco podem ajudar em tratamentos?

Ensaios clínicos em grandes centros em todo o mundo vêm demonstrando que as células-tronco do tecido do cordão umbilical têm propriedades únicas imunológicas e regenerativas, o que pode permitir a reparação de tecidos e a melhora de doenças autoimunes.

PESQUISAS ENVOLVENDO O TECIDO DO CORDÃO UMBILICAL

 

 

Um importante ensaio clínico conduzido num dos principais centros de câncer do mundo, o MD Anderson Center em Houston nos EUA, demonstrou que a célula-tronco do tecido do cordão umbilical é capaz de melhorar o resultado dos transplantes de medula. Foi demonstrado que as células-tronco do sangue do cordão umbilical foram capazes de se expandir em até 12,2 vezes, quando colocadas em cultura junto com células-tronco do tecido da medula óssea.

Isto contribuiu para uma recuperação mais rápida da medula óssea em tratamento.

 

 

Centros de pesquisa do mundo também investigam o uso terapêutico das células-tronco do tecido do cordão umbilical para o tratamento de doenças como diabetes, cirrose hepática, doenças cardíacas, Alzheimer e lesões esportivas.

O que não parecia ser possível há dez anos, atualmente é avaliado em pesquisas e ensaios  clínicos em vários países do mundo.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE DOENÇAS

VANTAGEM DO USO DAS CÉLULAS MESENQUIMAIS DO CORDÃO UMBILICAL EM COMPARAÇÃO COM AS CÉLULAS MESENQUIMAIS ADULTAS:

Estudos demonstraram que as células mesenquimais do cordão umbilical têm uma capacidade de multiplicação 2,8 vezes maior no mesmo período de tempo, do que as mesmas células da medula óssea de adultos.

A outra vantagem é que a coleta das células-tronco do tecido do cordão é simples. Não é invasiva e também não envolve anestesias, além de ser totalmente indolor e sem riscos para a mamãe e para o bebê.

Ainda está com dúvida? Podemos ajudar!

FALE COM UM CONSULTOR    ou saiba mais com o nosso e-book

Referências Bibliográficas

Mesenchymal stem cells: Molecular characteristics and clinical applications.
Rastegar F, Shenaq D, Huang J, Zhang W, Zhang BQ, He BC, Chen L, Zuo GW, Luo Q, Shi Q, Wagner ER, Huang E, Gao Y, Gao JL, Kim SH, Zhou JZ, Bi Y, Su Y, Zhu G, Luo J, Luo X, Qin J, Reid RR, Luu HH, Haydon
RC, Deng ZL, He TC.
World J Stem Cells. 2010 Aug 26;2(4):67-80.

Clinical trials for stem cell therapies.
Trounson A, Thakar RG, Lomax G, Gibbons D.
BMC Med. 2011 May 10;9:52. Review.

Transplantation of umbilical cord-derived mesenchymal stem cells as a novel strategy to protect the central nervous system: technical aspects, preclinical studies, and clinical perspectives.
Dalous J, Larghero J, Baud O.
Pediatr Res. 2012 Apr;71(4 Pt 2):482-90.

Cord-Blood Engraftment with Ex Vivo Mesenchymal-Cell Coculture.
Marcos de Lima, M.D., Elizabeth J. Shpall, M.D. et al.
N Engl J Med 2012;367:2305-15.

www.clinicaltrials.gov

Umbilical cord mesenchymal stem cells: adjuvants for human cell transplantation.
Friedman R, Betancur M, Boissel L, Tuncer H, Cetrulo C, Klingemann H.
Biol Blood Marrow Transplant. 2007 Dec;13(12):1477-86.

Wharton’s Jelly stem cells: future clinical applications.
Taghizadeh RR, Cetrulo KJ, Cetrulo CL.
Placenta. 2011 Oct;32 Suppl 4:S311-5. Epub 2011 Jul 6. Review.

Nonhematopoietic/endothelial SSEA-1+ cells define the most primitive progenitors in the adult murine bone marrow mesenchymal compartment.
Anjos-Afonso F, Bonnet D. Blood.
2007;109:1298–1306.

Umbilical cord blood: information for childbirth educators.
Waller-Wise R. J Perinat
Educ. 2011 Winter;20(1):54-60.

Ref: aula da EJ Schpall do MD Anderson.