POR QUE O TECIDO DO CORDÃO UMBILICAL É TÃO VALIOSO?

O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais na sua forma mais primitiva. Estas células são amplamente estudadas, hoje em dia, no campo de medicina regenerativa.

O tecido do cordão umbilical é uma fonte rica de células-tronco mesenquimais na sua forma mais primitiva e são as mais estudadas, hoje em dia, no campo de medicina regenerativa 22, 23, 24.

O que parecia não ser possível há dez anos é, hoje, comumente avaliado por pesquisas e ensaios clínicos em vários países do mundo. Isto ocorre devido à grande propriedade imunológica e regenerativa de tecidos, demonstrada nestes ensaios clínicos com células-tronco mesenquimais22, 23, 24

Um importante ensaio clínico conduzido num dos principais centros de câncer do mundo, o MD Anderson Center em Houston nos EUA, demonstrou que a célula-tronco hematopoética do sangue do cordão umbilical é capaz de se expandir em até 12,2 vezes, quando colocadas em cultura junto com células-tronco mesenquimais da medula óssea. Isto contribuiu para a recuperação 37,5% mais rápida (15 dias para a pega versus 24 dias) da medula óssea em tratamento25.

Um ensaio pré-clínico (modelos animais) de transplantes de medula usando células-tronco mesenquimais extraídas do tecido do cordão, juntamente com as do sangue do cordão chegou à conclusões semelhantes.  Houve uma melhora de até 6 vezes na velocidade de recuperação (pega) da medula26.

Os mais avançados centros de pesquisa do mundo também investigam o uso terapêutico das células-tronco mesenquimais para o tratamento de doenças como diabetes (tipo I e II), cirrose hepática, doenças cardíacas, Alzheimer, câncer de mama e lesões esportivas27.

Vantagens do uso das células-tronco mesenquimais do cordão umbilical X outras células mesenquimais adultas:

  • Por serem mais imaturas, as células-tronco do tecido do cordão expressam um marcador típico de células-tronco embrionárias, o que pode sugerir que estas células tenham um potencial terapêutico maior que o das células de adultos28,2.
  • A coleta de células-tronco do tecido do cordão é simples, não-invasiva e não envolve anestesias, além de ser totalmente indolor e de não oferecer riscos para a mamãe ou para o bebê30.
  • As células-tronco do tecido do cordão ficam criopreservadas e, portanto, disponíveis imediatamente em caso de necessidade.