Curiosidades da gravidez

12 aplicativo sobre gravidez que você precisa baixar agora!

A maternidade traz consigo uma contradição bastante curiosa que costuma passar despercebida para grande parte das mulheres: se por um lado as meninas se preparam para essa fase da vida desde a infância (seja brincando de casinha, conversando com as amigas sobre quantos filhos cada uma gostaria de ter e até mesmo treinando os cuidados com o bebê nas brincadeiras), por outro lado é muito comum que a mulher se sinta perdida ao se imaginar ou se ver grávida pela primeira vez.

Essa insegurança inicial das futuras mamães pode ser facilmente contornada com um pouco de informação — saber o que esperar em cada fase da gestação traz a tranquilidade e segurança necessárias para aproveitar esse momento sem receios. E essa informação pode vir de diversas fontes: do médico que acompanha o pré-natal, de mamães mais experientes, de livros e — por que não? — de um aplicativo sobre gravidez para celular.

Atualmente, existem diversos apps que podem tirar dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, ajudar na organização do enxoval, na preparação do corpo para o parto e até controlar as contrações!

Se você está grávida ou pretende engravidar, confira nossa lista e escolha um aplicativo sobre gravidez — ou vários — para acompanhar a sua gestação:

Womanlog

Esse aplicativo pode ajudar bastante as mulheres que estão tentando engravidar. Após registrar alguns dados básicos (como a data da última menstruação e a duração do último ciclo), ele calcula automaticamente o período fértil e até a data da ovulação. Disponível para iPhone e Android, existe uma versão gratuita e uma versão paga, com mais recursos.

Ovuview

Outro app para organizar o ciclo menstrual: basta registrar o início da menstruação no Ovuview e ele se encarrega de calcular o período fértil, a ovulação e data aproximada do próximo ciclo. Ainda é possível escolher se o objetivo é apenas controlar o ciclo, engravidar ou prevenir a gravidez.

Disponível apenas para Android, ele ainda permite registrar sintomas e receber lembretes da previsão de menstruação e ovulação (mas apenas na versão paga).

My fertile food

Ao contrário da maioria dos aplicativos destinados a tentantes, esse app não oferece apenas o cálculo do período fértil e as datas prováveis de ovulação. Para ajudar quem está querendo engravidar, o My fertile food conta com diversas dicas para aumentar a fertilidade do casal, como os alimentos mais indicados para aumentar as chances de concepção e as porções recomendadas de cada grupo alimentar.

Pregnancy+

Um aplicativo sobre gravidez completo e prático, o Pregnancy+ permite acompanhar a gestação semana a semana, oferecendo informações sobre o desenvolvimento do bebê, mudanças no corpo da mulher, controle do peso, exames médicos necessários em cada fase e até mesmo a data provável do parto.

A versão para Android é gratuita até a 13ª semana. Após esse período é necessário adquirir a versão paga.

Sprout Pregnancy

Disponível para iPhone ou Android, a versão gratuita do Sprout expira em 15 dias, e então é necessário pagar uma pequena taxa para continuar usando. Porém, é um dos aplicativos sobre gravidez mais completos atualmente, com imagens do desenvolvimento do bebê a cada semana, informações importantes sobre saúde e bem-estar e recursos extras para as futuras mamães — como um espaço para registrar os marcos da gestação e as dúvidas a serem tiradas com o médico.

Estou grávida

Disponível apenas para Android, o Estou Grávida permite acompanhar a gestação recebendo dicas de alimentação saudável, exercícios para cada fase, um diário para registrar os sintomas e humor da futura mamãe e até um contador de chutes do bebê.

A versão gratuita não tem muitos recursos, mas ainda assim oferece informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê.

Babycenter

O Babycenter começou como um fórum para troca de mensagens na web, e hoje se tornou uma referência em informações para tentantes e futuras mamães. O aplicativo sobre gravidez disponibilizado para iPhone e Android é gratuito e conta com artigos de especialistas, dicas de saúde, esquemas gráficos do desenvolvimento do bebê e uma seção para tirar dúvidas.

Babyscope

Um dos apps que mais agrada futuras mamães e papais, o Babyscope tem um recurso apaixonante: por meio do microfone interno do celular, é possível amplificar e ouvir os batimentos cardíacos do bebê, a partir do terceiro trimestre de gestação.

Disponível apenas para iPhone (em versão paga), ele ainda permite gravar o som e compartilhar com seus contatos nas redes sociais.

Mommacise

Esse app pode ajudar a mulher a se manter ativa durante a gestação, sugerindo os exercícios mais indicados para cada fase. Disponível apenas para iPhone, as atividades foram desenvolvidas para garantir uma gravidez saudável e são acompanhadas por explicações e desenhos. Apesar de ser pago, ele pode ser um bom estímulo às futuras mamães.

Mãeguru

Quem melhor para responder suas dúvidas sobre gravidez e maternidade do que uma mamãe experiente? O Mãeguru reúne mães em busca de respostas para suas dúvidas, troca de experiências ou simplesmente para desabafar.

Com assuntos que vão desde o enxoval até o parto, passando por cosméticos liberados para gestantes, indicação de produtos inovadores e dicas de estilo, o aplicativo tem tudo para acompanhar a mulher por toda a gestação.

Alô mamãe

Divertido e descontraído, o app Alô mamãe surpreende a gestante com mensagens vindas diretamente do seu bebê, com detalhes sobre as etapas de desenvolvimento e recados carinhosos que podem ser compartilhados com a família e os amigos.

Apesar de não ser tão completo e do tom de brincadeira, ele pode ajudar a diminuir a ansiedade, especialmente na reta final da gravidez e contribuir para o vínculo da mãe com o bebê antes mesmo do parto.

Contraction Master

Além de um bom aplicativo sobre gravidez, a futura mamãe também precisa de um app como o Contraction Master, que cronometra a duração das contrações e o intervalo entre elas. Disponível para iPhone e Android, ele é bastante fácil de usar e as informações podem ajudar principalmente as mulheres que desejam parto normal.

É claro que um aplicativo sobre gravidez não substitui uma boa conversa com o médico, mas pode ser um bom recurso para os momentos de ansiedade ou tédio da futura mamãe, além de permitir um acompanhamento personalizado da gestação.

Que tal compartilhar nosso post nas redes sociais e indicar um desses apps para sua amiga que está pensando em engravidar?

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.