Curiosidades da gravidez

14 livros sobre gravidez para ler durante a gestação

É comum ouvir dizer que o melhor público para leitura são as grávidas. E não é para menos, são tantas dúvidas sobre a gestação, o crescimento do bebê, os prós e contras de cada tipo de parto, o que pode e o que não pode no pós-parto, os primeiros cuidados com o recém-nascido, exames a serem feitos, vacinas a serem tomadas, cuidados com a alimentação, exercícios… Por isso, os livros sobre gravidez são uma boa recomendação.

Ufa! Uma verdadeira maratona de coisas a se saber para reduzir a ansiedade até a chegada do pequeno e se preparar minimamente para a grande jornada emocional que é uma gravidez.

Para ajudar as mamães e os papais, selecionamos uma lista de 14 livros sobre gravidez para vocês lerem durante a gestação. Confira!

1. O Livro da Maternagem

Autora: Thelma de Oliveira (Dra. Relva)

O livro da maternagem é dedicado a todos que cuidam do bebê e da criança, sejam seus familiares ou profissionais, como babás, pediatras, professores etc. Dividido em 16 capítulos, o livro aborda temas que vão da gravidez ao momento de entrar na escola, passando por assuntos como a importância e o papel do colo, do embalo e do acalanto na formação da personalidade da criança e no fortalecimento do vínculo infantil com seus cuidadores.

A obra fala ainda sobre amamentação, alimentação e obesidade infanto-juvenil, como a criança lida com a fantasia e a realidade, a relação mãe, pai e filhos — além de trazer temas delicados, como sexo e a infância, e violência contra a criança.

2. A Maternidade

Autora: Laura Gutman

Laura Gutman é psicoterapeuta e propõe nesse livro uma reflexão sobre os desafios e os diferentes sentimentos, emoções e papéis sociais que envolvem uma mulher ao se tornar mãe. Segundo a própria autora, é uma obra que pretende abordar a experiência da maternidade como vibração energética.

Em seus 12 capítulos, a autora destrincha temas como as emoções femininas ao se tornar mãe, reflexões sobre o parto, amamentação, o período pós-parto e suas implicações na afetividade da mulher, as necessidades do bebê, as funções do pai, a relação maternidade e trabalho, entre outros assuntos que envolvem o universo da maternidade.

3. Grávida Com Estilo — um manual de como se vestir na gravidez

Autora: Christiana Francini

Manter o estilo e se sentir bonita e atraente durante a gestação é um desafio para muitas mulheres. Nesse livro, a autora traz dicas de roupas e acessórios para as gestantes usarem em todas as ocasiões, seja no trabalho ou nas horas de lazer, mantendo-se bem vestidas mesmo nos últimos meses da gravidez.

Dica: Moda gestante: aprenda como escolher peças confortáveis e naturais para o corpo!

4. Parto Ativo

Autora: Janet Balaskas

Esse é um livro que traz informações sobre o parto natural. A autora explica o que é o parto ativo e humanizado, explicando a fisiologia do processo e dando dicas de como as gestantes de diferentes realidades podem se preparar para o nascimento do bebê com o mínimo possível de intervenções obstétricas.

Traz ainda exercícios que ajudam as grávidas a fortalecerem os músculos do assoalho pélvico, essenciais para o trabalho de parto natural.

5. A Ciência dos Bebês

Autor: John Medina

John Medina é especialista em desenvolvimento cerebral e reúne nesse livro conhecimentos sobre ciência e sua experiência como pai para dar dicas de como os pais podem utilizar a neurociência e a psicologia para educar seus filhos, propondo reflexões para dúvidas comuns que vão da influência do parto na relação mãe e filho às formas de lidar com um ataque de raiva de crianças menores de dois anos.

6. A Vida do Bebê

Autor: Rinaldo de Lamare

A Vida do Bebê já está em sua 43ª edição. É um livro completo que traz dicas práticas do cuidado com o bebê do nascimento até os dois anos de idade, incluindo os cuidados com os recém-nascidos pré-maturos.

A obra aborda desde cuidados cotidianos com a higiene e alimentação até temas complexos como o desenvolvimento mental e motor em cada etapa da infância. Traz ainda tabelas atualizadas das vacinas infantis e dicas nutricionais.

7. Sua Gravidez Semana a Semana

Autores: Glade B. Curtis e Judith Schuler

Esse é um livro com belíssimas imagens e que explica o que acontece no corpo da mulher durante toda a gravidez e tudo o que pode ocorrer até o parto. Conta ainda como é o desenvolvimento do feto em cada semana.

Clique no banner para acessar a Agenda da Gravidez da CordVida:

8. Como Nascem os Pais

Autor: Renato Kaufmann

Narrando a própria experiência de paternidade, da chegada da filha aos seus dois anos, Renato Kaufmann conta em crônicas os principais desafios da vida cotidiana de se tornar pai, deixando em cada uma um rastro das mudanças que a chegada de um bebê traz na vida familiar.

É um relato muito bonito que coloca em primeiro plano os desafios dos homens ao se tornarem pais.

Dica: 6 coisas que todo futuro papai deve saber sobre gravidez!

9. O Diário de Bordo do Parto

Autora: Luciana Herrero

Esse é um manual simples e leve para ajudar as mulheres a entenderem o processo do parto. A autora explica as práticas confiáveis e baseadas em evidência que envolvem a assistência ao parto.

O livro esclarece o que é a violência obstétrica, desmistifica a dor do parto, entre outros temas relacionados ao momento do nascimento, como o uso de anestesia e outras práticas. A obra traz ainda relatos de mulheres que optaram por diferentes tipos de parto e suas impressões sobre o nascimento.

Dica: Tipos de partos: qual é o ideal para mim e meu bebê?

10. Nasceu, e agora?

Autora: Stéphanie Sapin-Lignières

Este é um guia para o primeiro ano de vida do bebê. Ele traz dicas de amamentação, cuidados na hora do banho e com a higiene do recém-nascido, dicas para ajudar o bebê a relaxar e dormir, entre outros temas. A obra traz ainda um passo a passo de como fazer a massagem shantala no pequeno.

11. A Saúde da Mulher

Autor: José Bento

Nesse livro, o ginecologista obstetra José Bento traz um guia geral para a saúde feminina, desde as mudanças que chegam com a puberdade. No capítulo que trata sobre os cuidados na gravidez, o médico informa sobre a importância do pré-natal e dá dicas dos cuidados que a gestante deve ter ao longo dos nove meses para preservar sua saúde e a do bebê.

12. Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês

Autor: Tracy Hogg

Um livro prático repleto de programas de educação que ajudam os pais a lidar com seu bebê respeitando seus horários e suas vontades. O livro ensina a reconhecer os sinais de seu bebê decifrando do que ele precisa, nutrindo assim suas necessidades com rapidez.

Clique no banner para acessar um guia de saúde durante a gravidez da CordVida:

13. Marinheira de Primeira

Autor: Olivia Bernardes

Com o respaldo e a supervisão de pediatras e obstetras, a autora criou o curso Marinheira de Primeira, que, nos seus mais de dez anos de sucesso, orientou muitas grávidas nesse maremoto de emoções, ensinando a prática do dia a dia nos cuidados com o bebê.

Com linguagem simples e direta, o curso se transformou neste livro, que é um verdadeiro guia de sobrevivência para mães e pais de primeira viagem. Da amamentação ao banho, da lista básica de enxoval a dicas para a contratação de uma babá, você encontrará aqui tudo o que é necessário saber para não se desesperar sem motivo real.

14. Nana, Nenê – Como Cuidar de Seu Bebê Para Que Ele Durma A Noite Toda de Forma Natural

Autor: Gary Ezzo / Robert Bucknam

Os autores apresentam neste livro princípios para que os pais desenvolvam estratégias que atenderão às necessidades de seus filhos, sem estresse e cansaço.

Além de conhecer o revolucionário método de controle do sono do bebê, aprenda também sobre estes e muitos outros assuntos importantes: Alimentação correta, Como estabelecer uma rotina adequada, O significado do choro, Cólicas, refluxo e outros incômodos, Cuidados com a mãe e o bebê, A importância do carinho e de criar vínculos.

Aprenda a estabelecer uma rotina saudável em sua casa e tenha um bebê saudável e feliz.

Gostou das nossas dicas de livros sobre gravidez? Temos muitos outros conteúdos para gestantes. Assine nossa newsletter para receber no seu e-mail e continue acompanhando nosso blog e redes sociais. Até a próxima!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.