Criança

3 formas de investir no futuro do seu filho antes mesmo do nascimento

Durante o processo de espera de um filho, o planejamento e as escolhas ganham uma enorme importância. Os pais cuidam para fazer tudo com carinho: a decisão do nome, a decoração do novo quartinho, o preparo da casa e todo espaço que o filho ocupará na nova rotina da família.

No entanto, a ansiedade cresce ao pensar no futuro dessa criança. No mundo de hoje, tão inconstante e instável, a criação dos filhos torna-se um pouco mais complicada do que na época dos nossos pais. Por isso, é necessário ter cautela e cuidar de alguns aspectos específicos sobre a vida das crianças.

Mamãe e papai, confiram algumas formas de investir no futuro do seu filho, antes mesmo do nascimento, e que farão toda a diferença na vida dele.

Investimento financeiro

Querendo ou não, é importante pensar no futuro financeiro do seu filho. E o legal sobre isso é que não é preciso ser um grande entendedor de economia para investir! As ações são uma ótima opção, já que é um investimento em longo prazo. Dentre as opções, o Tesouro Direto, além de ser confiável — uma vez que se trata do governo — conta com taxas bem baixas.

Dica: Faça o Planejamento Financeiro Familiar para a chegada do bebê

Outra opção, é a criação de uma previdência infantil. Esse investimento é mais bem aproveitado quando se começa cedo e, por isso, é interessante apostar nele mesmo antes do nascimento do bebê. Assim, depois de fazer as contas de quanto investir por mês (recomenda-se que seja cerca de 10% do rendimento familiar mensal), quando seu filho for um jovem adulto e quiser comprar um carro, abrir um negócio ou viajar para o exterior, seus sonhos não serão barrados por falta de dinheiro. Faça uma pesquisa entre os bancos que oferecem previdência infantil e escolha aquele que for mais rentável.

Investimento na educação

A educação é uma parte importantíssima na criação dos filhos. A curto prazo, quando o bebê ainda estiver no conforto do útero, procure escolas, conheça projetos pedagógicos e pesquise valores de mensalidades. Dessa forma, será fácil planejar o orçamento da casa para quando a criança chegar à idade escolar. No entanto, é o longo prazo que se torna mais preocupante: a faculdade. Universidades particulares costumam ter mensalidades bem altas, enquanto a vida nas cidades que contam com universidades públicas pode ser bastante cara.

Para sanar essa preocupação, há duas opções: ou inclui-se no valor do investimento financeiro o montante a ser gasto com a educação futura, ou faz-se uma reserva específica para esse fim. Para as duas opções é importante fazer uma pesquisa de valores e verificar o percentual de aumento anual de mensalidades para se planejar melhor.

Investimento na saúde

A saúde dos filhos é sempre uma das maiores preocupações dos pais. Não adianta investimento financeiro nem mesmo em educação quando o filho não conta com esse amparo. Se a família possui um plano de saúde, ótimo! A criança já será dependente. Se não, é hora de pensar em adquirir um. Reservas de dinheiro para imprevistos com hospitais e tratamentos também são recomendadas.

Dica: Preocupada com a saúde do seu bebê? Comece pela atenção à gravidez!

Para cuidar da saúde do seu bebê, também é necessário fazer uma série de exames ainda na gravidez e logo após o nascimento. Esses exames têm caráter preventivo e podem ser fundamentais na detecção de doenças raras o mais cedo possível.

Uma boa maneira de investir no futuro do seu filho, então, tendo em vista que a medicina sempre aconselha a prevenção, é o armazenamento de células-tronco a partir do sangue ou do tecido do cordão umbilical do bebê. Esse procedimento, pode ser uma alternativa caso seu filho precise de tratamentos, como o transplante de medula óssea, no futuro. Estatísticas comprovam que 1 em cada 217 pessoas precisam de um transplante desse tipo ao longo da vida — mais provável que a ocorrência da Síndrome de Down, que afeta 1 em cada 895 bebês.

Tem alguma dúvida ou outras sugestões? Deixe um comentário e compartilhe seus pensamentos com outras mamães e papais por aqui!

Clique no banner e tire suas dúvidas sobre o processo de armazenamento de células-tronco.

Categorias: Criança

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.