Gravidez

30 semanas de gravidez

Assim como os demais períodos, as 30 semanas de gravidez são bem especiais para a mamãe. A fase, que corresponde aos 7 meses gestacionais, é marcada por inúmeras alterações, tanto no corpo da mulher, quanto no do próprio bebê. 

A partir dessa etapa, é preciso começar a seguir algumas recomendações médicas. Uma delas é dar início às práticas de exercícios, que são excelentes para ajudar o bebê a se encaixar e facilitar todo o processo do parto. É bem bacana!

E como queremos que esse momento seja extremamente prazeroso para todos, apresentamos no post de hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a leitura, anote as dicas e prepare-se para a chegada do seu pequeno!

30 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê

Quando você menos esperava, finalmente completou as 30 semanas de gestação. Equivalente aos 7 meses de gravidez, essa etapa é repleta de transformações importantíssimas.

A primeira delas é que o seu bebê já cresceu bastante e apresenta o tamanho de um repolho — o que gira em torno de 36 centímetros e aproximadamente 1 quilo e 700 gramas

O cérebro do bebê está se desenvolvendo constantemente e, nesse período, o órgão começa a apresentar a sua aparência típica e enrugada. Tais ruguinhas são denominadas “circunvoluções”, e existem para facilitar a presença de células cerebrais na região.

Por conta disso, prepare-se, mamãe: agora, o seu pequeno fica cada vez mais esperto e inteligente, conseguindo notar boa parte dos acontecimentos que ocorrem fora do útero — como responder aos estímulos de claro e escuro, por exemplo. 

Dica: Brincando em casa: como estimular o bebê ainda na barriga?

O ponto mais importante do período

Outro fator interessante sobre as 30 semanas de gravidez é que, em geral, é nessa fase em que o lanugo passa a desaparecer. Para quem não sabe, o termo diz respeito ao “pelinho” que costuma cobrir o corpo do bebê ao longo dos primeiros meses de gestação.

Por conta disso, a sua pele já apresenta a textura lisa e os seus bracinhos também ficam mais “gorduchos”. Tal gordurinha não foi acumulada à toa: a sua função é, especialmente, ajudar a regular a temperatura corporal logo após o parto

E por falar nisso, existem alguns casos em que o bebê nasce com 30 semanas de gravidez. Embora esse não seja o cenário ideal, geralmente o recém-nascido consegue sobreviver, sem grandes complicações.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o seu sistema imunológico não está completamente desenvolvido, assim como os pulmões. Caso o parto ocorra nesse período, é provável que o recém-nascido precise passar um tempo na incubadora, até que o seu organismo esteja maduro o suficiente e longe de riscos. 

Os sintomas dessa fase gestacional

Com a chegada das 30 semanas de gravidez, é provável que você comece a notar alguns sintomas típicos dessa fase. Um deles diz respeito ao seu humor, que sofre variações bem frequentes, deixando-a mais sensível ao longo do dia.

Muitas vezes, as mulheres relatam sentir uma tristeza profunda e, caso essa sensação domine o seu dia, é recomendado procurar o acompanhamento médico. Quando tratado rapidamente, o quadro pode ser controlado e, inclusive, prevenir o surgimento de uma depressão pós-parto. Fique atenta!

Outra dica é evitar ler ou ouvir notícias e histórias tristes demais. Tais acontecimentos podem intensificar a sua mistura de sensações e deixá-la aos prantos com mais facilidade.

Nesse período, as suas emoções ficam bem mais intensas. Mas não se assuste: essa é apenas uma maneira de a natureza preparar o seu corpo para se tornar mãe. Daqui em diante, você deve ficar mais sensível para notar quando o seu filhote precisa de cuidado, carinho e alimento.

Veja como o armazenamento de célula-tronco do cordão umbilical pode fazer a diferença na saúde da sua família:

As mudanças no corpo da futura mamãe

Fora esses sintomas, há outras alterações no corpo da futura mamãe que merecem destaque por aqui. Esse é o caso da pele, que começa a esticar cada vez mais por conta do crescimento da barriga. Com isso, é provável que você sinta bastante coceira na região — um sintoma muito característico do período. 

Porém, é preciso ter cuidado e evitar coçar o local, caso contrário, a sensação de coceira pode até piorar. Em vez de realizar esse ato, a recomendação é massagear a área e, inclusive, aplicar cremes hidratantes de forma suave. Assim, a sua pele fica bem hidratada e não se danifica com facilidade. 

Tal cuidado também é importantíssimo para evitar o surgimento das temidas estrias. Para acertar na escolha do produto, converse com o seu médico obstetra ou com um dermatologista e peça indicações de cosméticos potentes e próprios para essa finalidade. 

Nessa fase, o seu pequeno está engordando em passos galopantes. Consequentemente, esse fator faz com que você também engorde bastante, sendo o maior ganho de peso de toda a gestação. Aproveite para comprar roupas novas e itens capazes de deixá-la confortável. Vale a pena!

Dica: 6 fatos sobre o aumento de peso na gravidez

Dicas, curiosidades e cuidados com a saúde

Nas 30 semanas de gravidez, você já pode começar a procurar um médico pediatra para fazer o acompanhamento do bebê após o seu nascimento. Quanto mais cedo essa preocupação surgir, mais fácil será encontrar um especialista de confiança para cuidar do seu bem mais precioso.

É importante pedir recomendações para o seu obstetra, amigos e familiares até identificar um profissional experiente e capaz de proporcionar segurança e tranquilidade durante as consultas. É possível marcar uma consulta com o pediatra, se você achar importante conhecê-lo e tirar suas dúvidas, mesmo antes do parto.

Lembre-se de algo importante: no primeiro ano de vida do seu filho, você deve consultá-lo muitas vezes para garantir que a saúde do pequeno está em dia. Portanto, todo cuidado é pouco!

Essa também é uma fase em que o feto passa boa parte do tempo virado para baixo, com a cabeça bem perto da pélvis e os joelhinhos dobrados. Essa posição serve para facilitar o parto normal.

Contudo, há casos em que o bebê leva até 32 semanas para “encaixar” — se isso acontecer, considere realizar alguns exercícios específicos para essa finalidade, que podem ser indicados por um fisioterapeuta ou obstetra.

E então, futura mamãe, o que achou do nosso post exclusivo sobre as 30 semanas de gravidez? Certamente vai ser mais fácil se preparar e curtir essa fase ao máximo depois de todas essas dicas.

Aproveite a visita e saiba tudo o que acontecerá na etapa seguinte da sua gestação. Para isso, acesse o nosso artigo exclusivo sobre o desenvolvimento fetal no último trimestre da gravidez!

Categorias: Gravidez , Terceiro trimestre de gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.