Criança

5 dicas lindas para decorar o quartinho do seu bebê!

Um dos momentos mais gostosos da gestação acontece quando chega a hora de arrumarmos o futuro quartinho do bebê. Decorar esse cômodo da casa não precisa exigir muito trabalho ou uma grande quantidade de dinheiro, especialmente se você prestar atenção nos detalhes com muito amor.

No texto de hoje, vamos compartilhar 6 dicas bacanas para você decorar o quartinho do bebê, ajudando a preparar a sua casa para a chegada do novo — e muito aguardado — membro da família. Confira!

6 dicas para decorar o quartinho do bebê

Meça todo o quarto antes de ir às compras

Muitas mães e pais ansiosos gostam de sair comprando tudo o que acham legal para compor o quarto do bebê, sem nem conhecer o tamanho real do cômodo e o que realmente cabe lá.

Para não correr o risco de comprar algo que vai ficar grande ou pequeno demais no quartinho do seu filho, use uma trena, ou uma fita métrica para tirar medidas básicas do quarto. Lembre-se de medir também as portas para saber se os móveis vão conseguir passar por elas sem problemas.

Garanta os itens básicos

Se você tem pouca grana para investir no quartinho do bebê, faça um planejamento básico do que é essencial para construir um espaço confortável e seguro para você e seu filho. Os itens básicos de todo quarto de bebê são um berço, uma poltrona (ou cadeira) de amamentação, uma cômoda (para guardar roupas e outros itens) e uma mesa de apoio (para trocar fraldas ou apoiar a banheirinha).

Lembre-se que, caso você queira adicionar mais móveis a esse cômodo, não é bom encher demais o quarto para que ele não acumule muita poeira e não fique difícil de limpar.

Compre uma poltrona de amamentar que possa ser usada no futuro

As poltronas de amamentação são como uma poltrona qualquer, confortáveis e com um tecido fácil de limpar. Quando for comprar a sua, lembre-se de levar em consideração a possibilidade de incorporá-la ao resto da casa no futuro, para que você não desperdice dinheiro nessa compra.

Escolha uma cor que seja fácil de combinar com outros ambientes e um tamanho e design mais neutro. Você pode ainda optar por comprar aquelas poltronas que se transformam em camas auxiliares, o que pode ser uma ótima alternativa caso você receba uma visita em casa, ou quando precisar dormir com seu filho no quarto.

Opte por berços versáteis

Os berços, atualmente, estão cada vez mais modernos e práticos para facilitar a vida da mãe e do bebê. Nossa sugestão é adquirir um berço que tenha, de preferência, acoplado a ele um trocador e algumas gavetas para guardar roupinhas e outros itens, facilitando a rotina de cuidados com o bebê. Alguns modelos também podem se transformar em camas, quando a criança já fica maiorzinha, permitindo que você economize um pouco mais de tempo (e dinheiro) antes de precisar comprar uma cama fixa para seu filho.

Lembre-se de posicionar o berço sempre em uma das laterais do cômodo e nunca no centro, permitindo que você tenha espaço para circular tranquilamente no quarto.

Use cores suaves para pintar o quarto

As cores são capazes de estimular muito os bebês. Cores muito fortes nas paredes, no teto e até mesmo nos móveis podem agitar a criança e tirar sua tranquilidade.

Quando for pensar em tonalidades para o quarto do seu filho, opte sempre por cores mais suaves e mais claras, que ajudam a refletir a luminosidade no cômodo sem irritar o pequeno.

Evite carpetes ou tapetes soltos

O chão do quarto da criança deve ser muito fácil de higienizar, já que ele está sujeito a receber respingos de água, medicação líquida, leite, sucos, papinha e até do xixi do bebê com uma certa frequência. Quando esses respingos caem no carpete ou no tapete a higienização é bem difícil, prejudicando a limpeza do ambiente — e até a decoração. Evite os tapetes e carpetes e valorize um piso de fácil higienização, como os de madeira ou borracha.

Além disso, o tapete solto se torna um grande risco para a integridade física da criança e do adulto, já que está mais propenso a provocar acidentes e tropeços em quem frequenta ou visita o ambiente.

Essas são somente algumas dicas que podem ser interessantes para te ajudar a fazer uma decoração linda no quartinho do seu bebê.

Não se esqueça que, apesar dessas orientações, a melhor dica de decoração vem de você mesmo, por isso, escolha todos os itens e cores com bastante amor, levando sempre o conforto e o bem-estar do seu filho em consideração.

Gostou das nossas dicas? Já tem planos para a decoração do quartinho do bebê? Deixe seu comentário sobre esse assunto!

Categorias: Criança

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.