Gravidez

7 dicas para escolher a maternidade

Escolher a maternidade onde você vai ter o seu bebê é um passo muito importante para você ter mais tranquilidade na hora do parto, prevenindo futuros problemas. Para escolher o local com o melhor serviço para suas necessidades, alguns cuidados podem ser considerados essenciais. No artigo de hoje vamos compartilhar com você 7 dicas importantes para você usar na hora de escolher a sua maternidade. Confira!

Procure e visite todas as opções disponíveis

Como você vai saber escolher a melhor maternidade da sua cidade se não visitou as diversas opções que podem ser encontradas? Conheça bem cada uma das maternidades disponíveis, como elas funcionam, se suas instalações são boas e quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Essa comparação entre as opções é uma ótima alternativa para você começar a pensar nessa decisão.

Dica: Saiba identificar os sinais de que você entrou em trabalho de parto

Confira se o seu convênio é aceito na maternidade que escolheu

Não adianta você encontrar a maternidade dos sonhos se o seu plano de saúde não cobre atendimentos naquele local. Se você não pretende pagar por atendimentos particulares, procure, junto com o seu plano de saúde quais são as maternidades conveniadas para você pesquisar e conhecer. Confira também quais são os serviços cobertos por seu convênio: quais os procedimentos de parto que são aceitos, se o atendimento em UTI está incluso e se você não tem que pagar valores extras para exames de rotina e até mesmo para a alimentação do seu acompanhante.

Escute a recomendação de familiares e amigos

Sempre é bom contar com referências de pessoas de confiança na hora de procurar a melhor maternidade para você e para seu bebê. Por esse motivo, consulte familiares e amigas que tiveram filhos recentemente e que podem te relatar um pouco sobre suas experiências nas maternidades pelas quais elas passaram.

Dica: Faça o Planejamento Financeiro Familiar para a chegada do bebê

Confira se existem plantonistas no local

Sabemos que a data e o horário do parto, por mais planejados que eles sejam, podem fugir completamente do esperado, já que o bebê não escolhe a hora que vai nascer. Para que você não seja pega desprevenida e chegue a uma maternidade que não conta com serviço de plantão 24h, lembre-se de conferir se o local que você optou conta com uma equipe disponível para atender a essas urgências. Essa equipe pode te dar o apoio necessário até a chegada do seu obstetra.

A maternidade deve ter UTI adulto e neonatal

É interessante optar por maternidades que contem com um suporte de UTI tanto adulta quanto neonatal. Algumas gestações podem se complicar na hora do parto e pode ser necessário um apoio mais intensivo para evitar maiores problemas com a saúde da mãe e de seu filho. Por isso, confira sempre se a maternidade que você escolheu conta com esses serviços.

Dica: Preocupada com a saúde do seu bebê? Comece pela atenção à gravidez!

Uma boa maternidade é acreditada

Você sabe o que é acreditação? A acreditação é uma certificação de qualidade dos serviços prestados por um ambiente hospitalar, validado por empresas que avaliam todas as suas instalações, trabalho da equipe e qualidade no atendimento. Se a maternidade que você escolheu é acreditada com certificados de qualidade, provavelmente você estará em boas mãos no momento do parto.

Verifique se a maternidade oferece o tipo de parto que você deseja

Nem todas as maternidades oferecem a oportunidade da mãe escolher o tipo de parto que vai vivenciar, por isso, se você está optando por um atendimento mais humanizado é importante conferir se a instituição de sua escolha oferece esse serviço.

Dica: Entenda como é um parto normal passo a passo

Ouça seu médico

Ninguém conhece melhor o universo das maternidades e quais podem oferecer a melhor infraestrutura para você e seu filho do que o seu obstetra. Peça a opinião dele sobre o melhor lugar para fazer o seu parto e escute todas as suas avaliações sobre os serviços prestados e a equipe de trabalho do local que você pretende escolher. Você vai se sentir mais segura ao receber a orientação do seu médico sobre esse assunto.

Para se preparar ainda mais para sua ida à maternidade, confira nosso checklist com os itens essenciais para esse momento tão especial!

Esteja preparada para esse momento tão especial

Com essas dicas em mãos acreditamos que você está pronta para escolher a maternidade ideal para o nascimento do seu bebê! Tem alguma experiência com a busca por maternidades? Divida com a gente suas histórias e opiniões sobre o assunto!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.