Gravidez

8 filmes que ajudarão você a escolher o tipo de parto

O nascimento de um filho é sempre um momento único e especial e, algumas vezes, um pouco incerto para os pais, especialmente para a mulher. Dúvidas e medos com relação à nova vida que está chegando e quanto à escolha do parto são muito comuns nessa fase. Para te ajudar a refletir sobre essa decisão tão importante, listamos oito filmes que tratam o parto a partir de óticas diferentes, todos com cenas e relatos incríveis sobre os diferentes tipos existentes e, cada um deles, defendendo com seus argumentos a melhor opção. Veja:

Sugestões de filmes sobre parto que vão inspirar você

1 – Parto Natural

Dirigido por José Gaspar, o documentário “Parto Natural” aborda os benefícios do parto natural como um momento de valor único para o casal, para a mulher e também para a nova vida que chega. O documentário defende que as técnicas utilizadas nesse tipo de parto — aromaterapia, cromoterapia, massagens e banhos, por exemplo — reduzem substancialmente as dores físicas e ainda critica a transformação do parto em técnica cirúrgica, citando o alto índice de cesarianas desnecessárias no Brasil.

2 – A dor além do parto

O documentário de Amanda Rizério, Letícia Campos, Nathália Machado e Raísa Cruz traz uma série de relatos de mulheres que foram vítimas da violência obstétrica. O foco do filme é críticar esse tipo de violência, caracterizada por qualquer tipo de intervenção médica realizada sem o consentimento explícito da mulher (como anestesia, episiotomia ou indução do parto com hormônios, por exemplo).

3 – Parto Humanizado

Esse vídeo-documentário produzido por Isabela Nicastro mostra as vantagens e a importância do parto humanizado e defende o novo modelo como alternativa para redução da mortalidade neonatal. Além disso, o documentário levanta a bandeira do parto em casa para gestantes de baixo risco.

4 – O renascimento do parto

Um dos mais aclamados documentários em defesa do parto natural humanizado, o filme de Erica de Paula e Eduardo Chauvet critica a realidade obstétrica no Brasil, que tem como característica a prática irrestrita da cesariana com hora marcada e as intervenções médicas não consentidas ou desnecessárias. Ele apresenta uma série de argumentos, como depoimentos de estudiosos e pais, a respeito dos problemas psicológicos, sociais, antropológicos, e até mesmo econômicos, consequentes dessa cultura. Apesar de reconhecer a importância da cesariana nos casos onde há real necessidade, o filme alerta para os perigos dessa prática quando feita de forma leviana.

5 – Orgasmic Birth

Esse filme lança um novo olhar sobre o parto natural, destacando suas potencialidades emocionais e espirituais, ressaltando a relevância da experiência para a mulher como algo que vai muito além da dor, alcançando inclusive níveis orgásticos de prazer.

Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente o guia da CordVida feito para ajudar na preparação da chegada do bebê:

8 filmes que ajudarão você a escolher o tipo de parto

6 – Microbirth

Produzido por Toni Harman e Alex Wakeford, esse documentário mostra o parto literalmente através de uma nova ótica: a lente do microscópio. Com imagens incríveis, ele apresenta um estudo sobre como os tipos de parto influenciam a saúde das crianças durante sua vida.

7 – Waterbirth

Se você considera ter um parto na água, não deixe de assistir Waterbirth. Esse documentário traz uma série de filmagens de partos reais realizados na água e ressalta os seus benefícios para a mãe e para o bebê.

8 – The Business of Being Born

O documentário de Ricki Lake apresenta a realidade contemporânea dos partos nos Estados Unidos e compara vários métodos diferentes, entre eles o parto normal com doulas e parteiras, as cesarianas e os partos domiciliares na água.

E você, já tomou sua decisão? Assista aos filmes, reflita bastante, estude, analise todas as opções e escolha o que for melhor para você e seu bebê. Conte para nós a sua opinião ou divida sua experiência!

Categorias: Gravidez , Tipos de parto / Pós parto

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.