Gravidez

Amenize a volta da licença-maternidade com nossas 9 dicas

Previsto por lei, o benefício da licença-maternidade permite às mamães um período de ausência remunerada do trabalho, para se recuperar com tranquilidade do parto e poder passar um tempinho com o seu bebê que acabou de chegar. Contudo, ela não dura para sempre e, quando chega ao fim, a volta da licença maternidade pode se mostrar mais complicada e dolorosa do que você havia previsto.

Ainda assim, com a adoção de alguns hábitos e atitudes certeiras dá para amenizar essa transição e facilitar as coisas para a nova mamãe, o bebê e todos à sua volta. Confira agora, então, algumas dicas para uma volta da licença-maternidade mais tranquila!

1. Volte aos poucos

Sair da rotina de cuidar de um bebezinho o dia todo direto para a sua mesa de trabalho não é fácil. Quando a imersão é muito grande, pode ser sofrido e complicado, até mesmo para a sua mente.

Afinal, até pouco tempo atrás, você só pensava em fraldas, banhos, amamentação, programas infantis e brinquedinhos, e agora tem que retomar o seu lado profissional, seu pensamento prático e tomadas de decisão.

Dica: Tudo que você precisa saber sobre licença-maternidade

Para ajudar a sua mente a fazer essa transição, vá voltando aos poucos para o trabalho. Tente ir ao escritório de vez em quando, ou mantenha contato por telefone ou e-mail um pouco antes da data de retornar.

Não estamos falando de embarcar no trabalho antes da hora e deixar o seu bebê de lado, mas sim de ir se acostumando aos poucos a pensar nas questões profissionais. Assim, quando você voltar, o baque não será tão grande, e você já estará mais preparada.

2. Prepare-se para a despedida

Deixar o bebê em casa pela primeira vez e voltar a trabalhar pode ser muito doloroso, tanto para a mãe quanto para o filho. Então, o primeiro passo para amenizar a volta da licença-maternidade é ir se preparando também em casa, minimizando seus efeitos nocivos.

Você deve demonstrar para o seu filho que estará por perto; que é preciso trabalhar, mas que você sempre voltará. Por mais que ele ainda não compreenda as palavras, seu tom de voz amoroso e a sua intenção sempre é bem percebida, e o acalma.

Um pouco antes de voltar ao trabalho (um mês, mais ou menos), procure deixá-lo por algumas horinhas do dia com outra pessoa (seu companheiro ou a babá, por exemplo). Esse treino é bom para vocês se acostumarem com a ausência um do outro.

3. Pense na escolha da babá ou creche

Um dos fatores que mais pode deixar a mãe nervosa quando volta ao trabalho é, exatamente, a preocupação com os cuidados que estão sendo dispensado a seu filho. Mas isso pode ser minimizado se você tiver pessoas de total confiança para ficar com seu bebê ao longo do dia.

Se precisar contratar uma babá, é hora de pegar currículos, fazer contato com o máximo de famílias que trabalharam com essa pessoa e fazer uma entrevista pessoalmente, dando preferência à indicações de amigos e parentes.

Já se a opção for uma creche, também é ideal colher o máximo de indicações e referências — além, é claro, de ir ao local para conhecer o espaço e os profissionais que trabalham lá.

Veja nossas dicas em relação a chegada do seu bebê. Clique no banner abaixo:

4. Planeje a alimentação do bebê

Durante os meses de licença-maternidade, é fácil manter o bebê em amamentação exclusiva em livre demanda e ficar à disposição da criança 24 horas por dia. Mas, com a volta ao trabalho, é necessário fazer algumas alterações na rotina de alimentação do seu filho.

legislação brasileira permite que a mulher faça dois intervalos de 30 minutos durante a jornada de trabalho para a amamentação do bebê ou combine com o empregador de reduzir o expediente em uma hora, no início ou no final do horário de trabalho.

Caso a criança ainda esteja em amamentação exclusiva, contudo, esses intervalos não são suficientes, e é necessário oferecer o leite materno previamente ordenhado com a bombinha ou mamadeiras com fórmula infantil durante o dia.

Já se a criança completou 6 meses de idade, está na hora de introduzir outros alimentos à dieta, com papinhas de frutas e de legumes nos horários das refeições.

Dica: Como cuidar da alimentação do bebê no trajeto da viagem?

De qualquer forma, é importante testar essa nova rotina algumas semanas antes da volta ao trabalho, para ter certeza de que o bebê se adaptará à nova alimentação e que você não terá de se preocupar com essa questão durante o expediente.

5. Não transmita insegurança à criança

Quando a mãe demonstra insegurança ou hesitação, o bebê consegue captar essas sutilezas, e acaba sentindo mais medo. Então, por pior que seja o momento de despedida para você, é importante mostrar à criança que ela ficará segura e bem cuidada durante a sua ausência, e que você retornará para a casa mais tarde.

Na hora de ir para o trabalho, explique a situação para o bebê: diga o quanto você o ama, quem cuidará dele durante a sua ausência e quando você retornará, e se despeça com um beijo. Em seguida, saia de casa com firmeza, sem olhar para trás, mesmo que o coração esteja apertado dentro do peito.

6. Tenha um bom sono

O sono é um dos que mais sofre em toda essa complexa equação de ser mãe e profissional, e regularizá-lo também será muito importante para que a sua volta ao trabalho seja menos dolorosa.

Tente começar a dormir um pouco mais — e na hora certa — no período logo antes do retorno. Combine com o seu parceiro, ou qualquer pessoa que esteja te ajudando, para assumir o turno da noite e tente permanecer na cama por, pelo menos, 7 horas seguidas.

7. Aproveite a volta da licença-maternidade

De fato, por melhor que seja a época de licença-maternidade, é importante para a mulher se afastar dessa posição de mãe por algumas horas durante o dia e retomar ao seu papel como profissional.

A dedicação integral ao bebê é muito desgastante, e o retorno ao trabalho dá à mulher a chance de reconquistar, com algumas adaptações, a vida que ela tinha antes do nascimento do bebê, interagindo com adultos e se envolvendo em conversas e discussões que não estão relacionadas a fraldas, mamadeiras ou brincadeiras.

Conheça nossas dicas sobre a chegada do seu bebê. Clique no banner abaixo:

8. Aceite as emoções do momento

Na volta da licença-maternidade, muitas mulheres se sentem culpadas por deixar o bebê sob os cuidados de outras pessoas e retornar ao trabalho. Outras se sentem felizes ao retornar ao trabalho e não terem mais que manter a rotina de cuidados constantes com o bebê — o que também pode vir acompanhado de um sentimento de culpa e questionamento do instinto materno.

Mas não há porque julgar qualquer um desses sentimentos, ou negar que o lado emocional sofre um abalo por essa mudança drástica na rotina que é o retorno ao trabalho.

O mais importante é entender as emoções relacionadas a esse momento da vida da mulher e da criança, aceitá-las e aprender a lidar com elas da melhor maneira possível, sem aumentar o sofrimento dos membros da família.

9. Utilize a tecnologia a seu favor

Com a ajuda da tecnologia, ficar trabalhando no escritório nem sempre significa se afastar completamente da rotina do bebê.

Hoje, dá para receber fotos e vídeos durante o dia, conversar com o bebê por meio de ligações de áudio e vídeo, e ainda ficar sabendo de qualquer acontecimento mais importante por telefone, e-mail ou mensagens de texto. Então, aproveite isso!

Enfim, como vimos, a volta da licença-maternidade pode ser um momento difícil, mas o fato é que isso é inevitável, e deve ser feito da melhor maneira possível para que você e seu pequeno fiquem tranquilos.

E agora, se você gostou das nossas dicas, aproveite para compartilhar este post com suas amigas nas redes sociais!

Categorias: Gravidez , Licença-maternidade

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.