Células-Tronco

Células-tronco do cordão umbilical e o tratamento de paralisia cerebral em crianças

A paralisia cerebral é o transtorno motor mais comum na infância afetando de 2 a 3 crianças a cada 1.000 nascimentos nos EUA, podendo trazer problemas incapacitantes ao longo de toda a vida da pessoa. O transtorno é causado por uma lesão cerebral tipicamente resultante de problemas ocorridos dentro do útero ou no momento do parto.

As crianças afetadas por esse transtorno têm diferentes graus de deficiências funcionais, que vão de limitações discretas em habilidades motoras finas até severas limitações de mobilidade, podendo resultar em uma incapacidade de viver independentemente. As terapias atuais se concentram em otimizar a qualidade de vida das pessoas não havendo cura disponível.

O ensaio clínico conduzido pela Universidade de Duke nos EUA confirmou que o sangue do cordão umbilical de uma criança com paralisia cerebral, ao ser infundido nela mesma, melhora a conectividade cerebral e a sua função motora. Os cientistas acreditam que as células do sangue do cordão umbilical, uma vez infundidas, migram para o local da lesão, neste caso o cérebro, e promovem uma ação reparadora nas células cerebrais lesionadas.

Resultados

Estudos confirmatórios de conectividade cerebral e função motora utilizando ressonância magnética foram realizados no momento da infusão, um e dois anos depois. A partir de um ano, os pacientes que receberam dosagens mais altas demonstraram melhora significativamente maior nos principais testes de funções neurológicas, coordenação motora fina e conectividade cerebral.

Os resultados deste ensaio clínico sugerem que a infusão de sangue do cordão umbilical da própria pessoa, na dosagem adequada, pode ser uma terapia eficaz para crianças com paralisia cerebral.

Nós da CordVida já enviamos duas amostras de famílias clientes que fazem parte do estudo da Universidade de Duke, nos EUA.  Continuaremos acompanhando de perto todos os resultados envolvendo células-tronco do cordão umbilical para o tratamento de paralisia cerebral, assim como outros estudos para tratar diversas doenças comuns na nossa polução e atualmente ainda sem cura.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento via WhatsApp!

A Família Kreb e o tratamento com células-tronco

Confira abaixo o vídeo da família Kreb, que conta a história de uma criança que foi tratada com o seu próprio sangue de cordão umbilical. Você pode ativar as legendas em português nas configurações do vídeo, diretamente do Youtube. Clique na imagem e assita ao vídeo!

Categorias: Células-Tronco , Notícias

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.