Criança

Como escolher a fralda descartável certa para seu bebê

O teste de gravidez deu positivo e uma mistura de felicidade com insegurança bate à sua porta. Não é para menos, pois um bebê traz diversas responsabilidades: alimentação, roupas, acessórios para higiene do bebê,  cuidados especiais, escolha de pediatra, entre outros pontos. Para que seja tudo perfeito ao embarcar nessa nova aventura de ser mãe, elaboramos um guia para você conseguir escolher a fralda descartável certa para seu bebê.

A fralda descartável será sua aliada por muito tempo durante o crescimento e desenvolvimento de seu bebê, por isso faça com calma suas escolhas.

Escolhendo entre diversas marcas

O mercado de fralda descartável é muito extenso, que acaba deixando as mamães um tanto quanto perdidas na hora de escolher entre diversas marcas. E além das marcas, há diversos modelos. Leia com atenção o que cada um promete para que tenha mais segurança ao escolher.

O que deve ser levado em consideração é qual marca se adapta melhor ao que você busca. O ideal é escolher umas 5 marcas e testar em casa.

Conforto

Ao abrir o pacote de fralda descartável, você poderá testar o conforto com o toque, quanto mais macia a fralda, melhor. Esse quesito é de grande importância para que o bebê não se sinta incomodado diariamente, o que fará com que os choros sejam mais constantes.

Ninguém fica tranquilo quando está sentindo qualquer tipo de desconforto, não é mesmo? Com o seu bebê é a mesma coisa, por isso atente-se a essa qualidade da fralda.

Absorção

A absorção da fralda descartável indica o número de fraldas que serão trocadas diariamente em relação à urina. Normalmente, nos primeiros meses do bebê, a troca de fraldas chega em até 10 vezes, o que irá diminuindo com o passar do tempo. Isso acontece porque o controle da bexiga vai se desenvolvendo a cada dia.

Quanto melhor e maior a absorção da fralda descartável, menos fraldas serão trocadas. É um problema quando se investe em fraldas mais baratas, pois sua absorção é muito menor, fazendo com que a economia não seja efetiva e as trocas mais constantes.

Para testar a absorção basta abrir a fralda e colocar um copo de água no centro, ao tocar na parte molhada você saberá a sensação que o bebê sentirá quando a fralda estiver “cheia”.

Mobilidade

Outro ponto importante para escolher a fralda descartável é verificar se ela permite que o bebê tenha mobilidade, afinal de contas somente assim ele irá se desenvolver e aprender a engatinhar, andar e até mesmo correr.

Procure as fraldas que tem elásticos ajustáveis nas pernas, ao passar o dedo nesses elásticos eles devem estar bem protegidos para não machucar a pele pra lá de sensível do seu bebê. Após perceber essa característica, puxe o elástico para ver se há uma flexibilidade maior, pois é isso que é importante.

Umidade

Algumas fraldas vem com um indicador de umidade, mudam de cor quando a fralda descartável está na hora de ser trocada. Algumas fraldas, ainda, usam materiais que deixam a pele do bebê mais secas do que outras marcas. Vale a pena escolher essas fraldas, evitando assim riscos de assaduras e alergias.

Alergias

A fralda descartável pode ser uma grande causa de alergias nos bebês. Não é porque a falda é cara e de uma marca famosa, que os bebês não poderão ter alergias. Opte por materiais hipoalergênicos e produtos dermatologicamente testados. Ao aparecer qualquer alergia, pare imediatamente o uso, seu bebê pode ser mais sensível que outros para os materiais usados.

Vazamentos

Os vazamentos atormentam qualquer mamãe, principalmente no período noturno. Não é nada legal ter que trocar a fralda do seu bebê durante a noite. Esse quesito você poderá observar com a prática mesmo. Primeiro porque cada bebê faz uma quantidade de xixi e segundo porque se o bebê mama mais a noite, certamente terá a fralda mais cheia nesse período.

Uma dica é usar uma fralda mais baratas pela manhã e a que possui as mais caras e com melhor absorção pela noite.

Fralda descartável especial

Com a crescente necessidade de adaptação e um publico mais exigente, as maiores marcas de fraldas lançaram no mercado fraldas descartáveis especiais, tanto para idade quanto para gêneros ou modelagem.

Fraldas RN

Sempre foi um grande problema usar fraldas P em recém-nascidos, muitas vezes o vazamento acontecia, não porque a fralda não tinha alto índice de absorção, mas porque ela estava em um tamanho muito acima da necessidade do bebê. Algumas marcas, então, lançaram fraldas para os recém-nascidos, que se encaixam perfeitamente no corpinho deles. É muito útil para mamães de bebês prematuros que tem essa necessidade ainda maior que os bebês a termo (que nasceram na época programada).

Fraldas para meninos

As fraldas especiais para os meninos tem seu gel de absorção localizados na parte da frente da fralda para que seja feita uma absorção imediata quando a urina é injetada na fralda.

Fraldas para meninas

Por usa vez, as fraldas especiais para as meninas possuem seu gel de absorção localizados na parte central da fralda, para que dá mesma forma que a fralda especial para meninos, seja feita uma absorção imediata quando a urina chega até à fralda.

Modelos diferentes

Outro modelo de fralda descartável bem aceito pelos consumidores, são as fraldas estilo calça, a forma que veste o bebê é como uma calcinha ou cuequinha, elas dão mais mobilidade e ainda, evitam que os próprios bebês as tirem do corpo. Muitas vezes são bem mais fáceis de colocar do que as fraldas com abre e fecha.

Ao escolher a fralda descartável, tenha em mente que elas estão no mercado para te ajudar e não atrapalhar. A escolha deve ser uma fase importante para a adaptação do bebê e da mamãe que estão vivendo um período de descobertas.

Sem contar que a fralda descartável será sua parceira por um bom tempo até o desfralde de seu bebê, que acontece a partir dos 2 anos de idade.

Compre diversas marcas, faça testes, troque as marcas quando necessário para ter maior tranquilidade quando se trata de fralda descartável. Boa sorte em sua nova caminhada e seja muito feliz ao lado de seu bebê.

Fique por dentro do mundo da gravidez e dos bebês, assine nossa Newsletter e saiba todas as novidades e cuidados especiais durante esse período mágico.

Categorias: Criança

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.