Curiosidades da gravidez

Doula: entenda o papel desta acompanhante durante a gestação

Apesar de ser a maior emoção do mundo, a gestação também é um período de muitas descobertas e que, geralmente, vem acompanhada de um turbilhão de sensações — passando pelo medo, a ansiedade, a apreensão e, claro, muita alegria! Por isso, as doulas podem ter um papel importante nesse momento tão incrível na vida de uma mulher.

A palavra “doula” tem origem grega e significa “mulher que serve”. Atualmente, a palavra é utilizada para se referir às mulheres que acompanham outras mulheres durante a gestação, no momento e após o parto, dando suporte físico, emocional e informativo.

Venha conhecer um pouco mais sobre esse papel mais do que especial das doulas para, quem sabe, optar pela companhia dessas profissionais durante a sua gravidez!

O que é doula?

A doulas é uma profissional que não possui necessariamente uma formação técnica na área da saúde, mas que têm experiência no acompanhamento de gestantes. Essas mulheres têm o papel de apoiar e dar assistência para as futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, durante todo período compreendido desde a gestação até os primeiros meses após o parto, incluindo os cuidados com o bebê.

Qualquer mulher acima de 18 anos pode ser doula. No entanto, para exercer as suas atividades, é recomendado que elas realizem um treinamento ou curso de capacitação, existentes em vários estados do Brasil. Além disso, as doulas podem oferecer o seu serviço voluntariamente ou de forma particular, cobrando pelo trabalho.

Até pouco tempo atrás, era comum as gestantes serem acompanhadas por uma outra mulher — geralmente da família ou com algum outro tipo de vínculo afetivo, como vizinha, amiga, irmã, prima e tia, por exemplo —, que já tinha passado por uma gravidez. Dessa forma, a gestante tinha o suporte de uma mulher mais experiente, que ajudava com as suas necessidades e dúvidas características do período.

Com a transferência do parto para o ambiente hospitalar, as gestantes e os seus bebês passaram a ser acompanhadas pela equipe de saúde, formada por obstetras, enfermeiros e pediatras. As doulas surgiram com a proposta de reavivar uma prática já antiga e tornar o parto mais humanizado.

Entenda melhor o papel das doulas

As doulas ficam integralmente disponíveis para a mamãe — de segunda a segunda e durante 24 horas por dia — suprindo as suas demandas emocionais, afetivas ou físicas, esclarecendo as suas dúvidas e, ainda, fornecendo orientações e informações quanto à gestação e aos cuidados com o bebê.

Dessa forma, entre as atividades que as doulas podem exercer se encontram:

  • Amparo afetivo e emocional nos momentos finais da gravidez e no período pós-parto;
  • Prover o conforto físico por meio de medidas simples, como massagens nos pés, técnicas de respiração, sugestão de posições e movimentações mais favoráveis;
  • Apoio durante o trabalho de parto, inclusive aos seus familiares, auxiliando na tranquilidade e no conforto de ambos;
  • Presença contínua ao lado da gestante, oferecendo carinho, encorajando-a e ajudando a manter a sua tranquilidade;
  • Estabelecer contato com profissionais da saúde e familiares solicitados pela gestante;
  • Promoção do contato e interação da mamãe com o recém-nascido.

Saiba o que as doulas não podem fazer

Apesar da sua experiência no apoio às gestantes, as doulas não têm uma formação técnica relacionada à área da saúde e, por isso, não possuem habilidade e nem autorização para executar qualquer tipo de procedimento médico.

Nesse sentido, elas não devem aferir a pressão arterial, monitorar os batimentos cardíacos do bebê, realizar ausculta fetal, fazer o corte do cordão umbilical, executar exames físicos, realizar o toque vaginal, administrar medicamentos e nem cuidar da saúde do recém-nascido.

Além disso, a presença da doula não deve desestimular a gestante a esclarecer as suas dúvidas a cerca da gravidez com o obstetra que a acompanha. O seu médico é a pessoa mais capacitada para esclarecer qualquer questionamento sobre a sua saúde e a do seu bebê durante a gestação.

De maneira alguma a doula substitui qualquer membro da equipe de profissionais da saúde! Assim, independentemente do suporte da doula, a equipe médica deve acompanhar a mamãe e o bebê em todas as fases da gestação e do período pós-parto.

Além disso, a doula não deve interferir nas condutas tomadas pelos profissionais da saúde ou no relacionamento da equipe médica com a gestante. Pelo contrário, seu objetivo é colaborar para que esse relacionamento seja o mais construtivo e positivo possível!

Conheça as vantagens do trabalho das doulas

O suporte das doulas pode trazer vantagens psicoemocionais, a exemplo do aumento das taxas de sucesso na amamentação, mais qualidade no vínculo entre a mãe e o seu bebê e diminuição do risco de ocorrência de depressão e ansiedade no período pós-parto.

Além disso, as doulas podem ajudar a tornar o parto mais humanizado, incentivar o parto normal e aumentar a satisfação da mulher com a gestação.

Veja as recomendações da OMS e do MS

Como salientado anteriormente, a atuação das doulas reacendeu um costume antigo, mas, dessa vez, com o respaldo científico. Atualmente, o suporte oferecido pelas doulas às gestantes já é indicado por hospitais que priorizam o parto humanizado e, inclusive, é recomendado tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pelo Ministério da Saúde (MS).

A OMS reconhece que a assistência fornecida pela doula durante a gravidez traz diversos benefícios para o parto. Já o MS indica que o apoio dessas profissionais impacta de maneira positiva na saúde das mamães e dos recém-nascidos, trazendo também vantagens psicoemocionais.

Clique no banner e acompanhe o desenvolvimento do bebê semanalmente:

Ficou claro que o trabalho desenvolvido pelas doulas pode tornar a gravidez um momento ainda mais especial e confortável para as mamães. Assine a nossa newsletter para receber mais informações e ficar por dentro dos vários assuntos relacionados à saúde na gestação!

Categorias: Curiosidades da gravidez , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.