Nomes para bebê

Entenda tudo sobre a escolha do nome dos bebês

O nome do bebê é uma das mais importantes escolhas durante a gestação e uma decisão difícil, afinal, ela é permanente e acompanhará o seu filho ou filha para a vida toda. Apesar da grande responsabilidade, a felicidade desse momento é incrível e os futuros pais embarcam no desafio de pensar sobre os nomes que querem para seus pequenos.

Alguns pontos devem ser levados em consideração nessa hora e podem até facilitar a decisão. Sabe quais são eles? Confira nosso artigo e entenda tudo sobre a escolha do nome dos bebês!

Aproveite e clique no banner para acessar o gerador de nomes da CordVida! Você vai encontrar ótimas sugestões:

O significado

É importante definir se os pais querem que o nome tenha um significado especial para eles antes de escolherem o nome. Vale a pena pesquisar, pois há inúmeros nomes com significados interessantes em outras línguas ou mitologias.

Há pais que não se importam com isso e optam apenas por um nome bonito, mas é interessante procurar a definição antes para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Dica: A influência do nome: entenda como sua escolha influenciará no futuro do seu bebê

Agradando pai e mãe

O pai e a mãe precisam estar em consenso na hora da escolha do nome, afinal, a decisão afeta ambos. Se os dois têm ideias e nomes que gostariam de colocar, compartilhem em uma conversa e tentem encontrar juntos um nome que atenda às expectativas.

Grafia e sonoridade

Verifique a grafia e a sonoridade do nome antes da decisão final. Às vezes a ideia parece boa, mas em voz alta não agrada tanto. Fale o nome e sobrenome juntos para notar se eles combinam.

Evite também uma grafia complicada ou estrangeira, pois isso poderá causar dificuldades na alfabetização da criança, que começa escrevendo o próprio nome. É importante notar também se o nome não poderá trazer nenhum constrangimento ao seu filho no futuro.

No banner abaixo, saiba tudo que você precisa para que o seu bebê chegue em um ambiente familiar confortável, organizado e muito seguro:

Apelidos

Por serem comuns, muitos nomes acabam vindo com um apelido já definido. Um bom exemplo é o nome Maria Eduarda que automaticamente já vira Duda. Ou então Gabriela, que será chamada de Gabi. Isso acontece com vários nomes, e alguns pais podem não gostar.

Portanto, verifique se o nome escolhido tem algum apelido já estabelecido — ou se tem potencial para ganhar algum que não agrade.

Homenagens e tradições

Alguns pais optam por fazer homenagens na hora de nomear o seu filho, seja a celebridades, jogadores de futebol ou algum parente especial. Apesar de o gesto ser nobre e muito bonito, é importante notar se o nome não vai desagradar a criança no futuro.

Alguns nomes mais antigos ou de famosos também podem ser constrangedores e gerar vergonha. Vale lembrar que a decisão é dos pais e deve satisfazer a eles, e não ao resto inteiro da família.

Dica: 6 dicas para não errar na hora de escolher o nome do bebê

A importância do nome para a criança

O nome é a primeira identidade da criança e vai fazer parte dela para a vida toda. Por isso, não pense apenas no seu desejo, mas em como isso afetará o seu filho. Os pais talvez não vejam o que o nome poderá acarretar no futuro, por isso a importância de dizer o nome em voz alta, escrever, pensar nos possíveis apelidos, pedir opinião dos familiares e avaliar com atenção a escolha a ser feita.

Se ainda tiver dúvidas, compare os nomes preferidos, consulte os familiares (com certeza eles vão adorar participar) ou então aguarde o tanto sonhado momento do nascimento para escolher o nome depois de ver a carinha do bebê.

Você já tinha pensado nesses pontos importantes na hora da escolha do nome dos bebês? Já tem alguns preferidos? Compartilhe conosco em nossas redes sociais!

Categorias: Nomes para bebê

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.