Gravidez

Mudanças no corpo durante a gravidez: entenda o que acontece!

A gravidez é, sem dúvida, um dos momentos que mais traz mudanças para o corpo da mulher. Além dos já esperados ganho de peso e crescimento da barriga, outras alterações acontecem ao longo dos nove meses que antecedem a chegada do bebê. Afinal, esse é um momento intenso de produção de hormônios, e gerar uma nova vida requer adaptações que seu organismo precisar atender à medida que o bebê cresce e você se prepara para o parto.

Muitos sintomas são desagradáveis e causam mal-estar, mas é possível conviver com eles e curtir sua gestação com mais leveza e alegria. É bom lembrar que nem todas as mulheres sentem esses desconfortos e o corpo pode reagir de forma diferente a cada gravidez. O importante é falar sempre com seu médico sobre qualquer sintoma que a incomode muito e nunca se automedicar.

Confira algumas mudanças no corpo durante a gravidez e veja como amenizá-las.

Enjoos, náuseas e azias

Os enjoos e as náuseas são muito comuns no primeiro trimestre da gestação devido à alta concentração dos hormônios progesterona, estrogênio e HCG. Cerca de 70% a 80% das gestantes vão apresentar esses sintomas até a 12ª semana da gravidez, normalmente pela manhã. Na maioria dos casos, eles desaparecem no início do segundo trimestre ou ao menos se tornam mais raros. Mas cerca de 10% das grávidas podem continuar enjoadas e nauseadas até a 18ª semana. Algumas mulheres vão sentir mal-estares leves, mas para outras os sintomas podem ser mais intensos e as náuseas podem ser acompanhadas de vômitos e um desânimo geral.

Em casos mais graves, a gestante desenvolve a hiperêmese gravídica, que são quadros de vômitos e náuseas tão frequentes que impedem a alimentação e a hidratação. Nesse caso, a futura mamãe pode precisar ser hospitalizada para receber nutrientes de maneira intravenosa e evitar problemas mais sérios.

Dica: Entenda por que grávidas têm enjoos e desejos por algumas comidas

Para amenizar os desconfortos das náuseas e enjoos, alimente-se logo que acordar e não fique muito tempo sem comer. O ideal é ingerir pequenas quantidades a cada três horas, intercalando as grandes refeições com frutas, iogurtes, castanhas, etc. Evite alimentos pesados e de difícil digestão, especialmente próximo à hora de dormir. Os hormônios da gravidez, principalmente a progesterona, deixam os movimentos gastrointestinais mais lentos, o que pode favorecer a ocorrência de azia e refluxo. Converse com seu médico se os enjoos forem muito fortes, ele pode receitar um medicamento para ajudar no alívio dos sintomas.

Constipação intestinal e hemorroidas

O aumento da produção de progesterona deixa os músculos mais relaxados ou frouxos para preparar o corpo para o crescimento do útero. Mas essa adaptação atinge também os intestinos, que acabam tendo mais dificuldade de manter o trânsito intestinal, o que pode causar constipação — também conhecida como prisão de ventre. O uso de suplementos de ferro também pode alterar o funcionamento intestinal.

A força que a gestante faz para conseguir defecar e o peso do bebê à medida que a barriga cresce pressiona os intestinos e, por isso, é comum nessa situação que as hemorroidas apareçam ou se agravem.

Para evitar esses desconfortos, coma mais alimentos ricos em fibras, como frutas, hortaliças e cereais integrais, e beba mais água. Manter-se bem hidratada vai facilitar a digestão, além de ser muito importante para a absorção dos nutrientes. Sempre que sentir necessidade, vá imediatamente ao banheiro, pois segurar pode piorar a prisão de ventre. Se necessário, seu médico pode indicar os banhos de assento para aliviar as dores das hemorroidas.

Acompanhe cada estágio da sua gravidez com o aplicativo Semanas de Gestação. Clique no banner abaixo e acesse gratuitamente!

Aumento na produção de gases

Outro sintoma gastrointestinal que pode acontecer na gravidez é o aumento na produção de gases, especialmente nos primeiros três meses e no final. Eles podem ser bastante incômodos e virem associados a dores abdominais e constipação — além de serem constrangedores, dependendo da situação em que você está.

Evitar alimentos que aumentem a produção de gases e bebidas gaseificadas ajuda a aliviar o sintoma. Seu médico também pode prescrever medicamentos específicos que irão ajudar.

Dica: 5 erros comuns que as gestantes cometem na alimentação

Problemas nasais

O aumento do fluxo sanguíneo e as alterações hormonais podem causar problemas nasais, como congestão e sangramento. Usar um umidificador de ar durante a noite, assoar o nariz com delicadeza e manter-se hidratada são algumas formas de evitar o quadro.

Em caso de congestão nasal, lave o nariz com soro fisiológico e evite o uso de descongestionante. Se for necessário usar, fale com seu médico antes para que ele recomende um produto indicado para grávidas. Se tiver hemorragias nasais fortes e frequentes ou associadas a ferimentos, comunique ao seu médico.

Varizes e formigamento nas pernas

O aumento do peso sobre as pernas e do fluxo de sangue no corpo também podem causar varizes, aquelas incômodas inflamações das veias que podem vir associadas à sensação de cansaço, dormência e formigamento das pernas.

Para prevenir as varizes, evite passar muito tempo sentada ou em pé. Sempre que possível, repouse as pernas de forma ligeiramente elevada e faça pausas a cada hora para se movimentar e estimular a circulação sanguínea. Caso haja recomendação médica, use as meias de compressão.

Armazenar células-tronco do cordão umbilical é uma oportunidade única de fazer a diferença na saúde da sua família! Quer saber mais? Entre em contato!

Mudanças na pele

Os hormônios da gravidez também podem trazer alterações na pele, como o melasma, que são manchas marrons que aparecem principalmente no rosto. Para evitar o agravamento do problema, use protetor solar mesmo nos dias mais frios, pois os raios solares podem deixar as manchas mais escuras e mais difíceis de tratar após a gestação.

A pele do rosto também tende a ficar mais oleosa, o que favorece o aparecimento de acne. Lavar o rosto com frequência vai reduzir a oleosidade, mas se as acnes forem muito incômodas marque uma consulta com o dermatologista para que ele indique produtos que possam ser usados na gravidez.

Ressecamentos e coceira na barriga e em outras partes do corpo também são comuns e o uso do hidratante é o mais indicado nesses casos. Algumas gestantes percebem ainda o aparecimento de uma linha escura que vai do umbigo ao osso púbico. Essa linha é chamada linha nigra e deve clarear após o nascimento do bebê, sumindo completamente.

Essas são algumas das mudanças no corpo durante a gravidez. Para alguns desses sintomas, a prática de atividade física é uma forma muito eficaz de preveni-los e amenizá-los. Por isso, leia também nosso post sobre oito exercícios físicos que uma grávida pode e deve praticar!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.