Criança

Quais fatores impactam na formação da personalidade do bebê?

A relação primária entre os pais e o bebê é considerada a fase mais importante na formação da personalidade do ser. A personalidade é um conjunto de traços psíquicos do indivíduo que definem seu padrão comportamental, emocional e cognitivo. No bebê, muitas coisas influenciam essa estruturação, definindo seus hábitos e atitudes — e essa primeira etapa é primordial para seu desenvolvimento.

No post de hoje falaremos sobre alguns fatores que impactam na formação da personalidade do bebê. Confira:

A gravidez

Certamente você foi ao médico e ele despejou uma série de recomendações para sua gravidez: evitar álcool e tabaco, cuidar da alimentação etc. Isso também serve para as sensações que você tem durante a gravidez, porque todos os estímulos que você recebe, sejam fisiológicos ou emocionais, são absorvidos pelo bebê e se transformam em memória inconsciente quando sua formação cerebral se completa.

Um trauma ou estresse prolongado, como a morte de um ente querido ou uma frustração profissional inesperada, provocam sensações na mãe que impactam o seu filho, transformando sua arquitetura cerebral. Por outro lado, se a gravidez foi tranquila e prazerosa, o bebê nascerá com uma personalidade mais estável e serena. É esse o motivo pelo qual dois irmãos podem ter personalidades tão distintas mesmo crescendo no mesmo ambiente e com as mesmas regras.

A presença paterna influencia na formação da personalidade

Um artigo publicado na Revista Brasileira De Psicoterapia, em 2012, demonstrou a importância da função paterna no desenvolvimento mental infantil e na dinâmica familiar — e por presença paterna entende-se o pai biológico ou afetivo, sem distinção.

No texto, é posto que o envolvimento do pai desde o nascimento da criança resulta em um melhor envolvimento posterior entre eles e contribui para a interação do filho com a sociedade. É um papel não só afetivo, mas de socialização, pelo qual a criança começa a perceber aspectos como a ordem, a firmeza e a inflexibilidade.

Educação

A transmissão de valores e crenças aos filhos, desde o nascimento, é possivelmente o papel mais importante dos pais na formação da personalidade da criança. É por causa dela que o indivíduo se comportará de uma maneira ou de outra, que terá moldadas as regras e normas que guiam seu comportamento.

Por isso, é importante deixar claros os limites, mas de forma afetiva sempre.

Interação do bebê com os pais

O vínculo afetivo estabelecido pelos pais com o bebê desde o nascimento é o que dá segurança para trabalhar as emoções. A atenção ao desenvolvimento da autoestima do indivíduo se dá desde os primeiros meses de vida, com afeto, carinho, estímulos e elogios, construindo assim uma personalidade com base em amor-próprio.

A expressão de sentimentos por parte do bebê também deve ser bem aceita, e nunca reprimida, o que resultaria em uma personalidade tensa, ansiosa, angustiada.

Interação do bebê com objetos e ambientes

O desenvolvimento do bebê está intimamente ligado aos estímulos que o meio proporciona e às brincadeiras e jogos. Além de promover o relacionamento interpessoal, as brincadeiras e os objetos estimulam o aprimoramento de suas habilidades físicas, motoras e mentais, como a criatividade e os sentidos (tato, olfato, audição etc.).

Além desses fatores, certamente existem outros que impactam na formação da personalidade do bebê! A estruturação do seu filho é um processo contínuo e cuidadoso e deve ser motivo de atenção por parte dos pais. E por falar nisso, aproveite para saber como estimular o desenvolvimento do bebê mês a mês!

Categorias: Criança , Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    Dra. Mariana Mader Pires de Castro

    (CRM: 876879RJ)
    Graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá;
    Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Residência Médica em Endocrinologia Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
    Certificado de Atuação na Área de Endocrinologia Pediátrica (CAAEP)- RJ; Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.