Células-Tronco

Por que ficar de olho nas pesquisas sobre células-tronco?

As células-tronco já são consideradas uma das maiores descobertas da medicina moderna. Por ser uma nova área para explorar tratamentos e conceitos médicos, vários laboratórios e projetos de pesquisa estão sempre procurando desenvolver seus estudos com essa nova possibilidade.

Para a medicina, e especialmente para os pesquisadores, é importante que as células-tronco sempre sejam o centro das atenções dos grandes projetos para que novas descobertas favoreçam ainda mais o desenvolvimento de tratamentos para doenças ainda sem cura. Mas e para você? Por que deve ficar de olho e acompanhar as notícias sobre as células-tronco? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje! Confira:

Benefícios para a saúde e para a medicina

Ficar de olho nessas pesquisas ajuda a compreender como essa descoberta já mudou bastante a maneira como a medicina vê o comportamento das células-tronco no nosso organismo. As células-tronco que dão origem ao nosso sangue (células hematopoéticas) já são usadas há mais de 20 anos no tratamento de mais de 80 doenças, incluindo leucemias, falências medulares e outras doenças hematológicas.

As pesquisas dessas mesmas células também são animadoras e envolvem o tratamento de paralisia cerebral, autismo, doença de Crohn, diabetes tipo 1, lúpus eritimatososistêmico e esclerose múltipla, artrite reumatoide, infarto do miocárdio e muitas outras.

Centros de pesquisa especializados no Brasil e no mundo já testam o uso de diferentes tipos de células-tronco para o tratamento de centenas de outras doenças, o que pode no futuro beneficiar milhares de pacientes que hoje lutam por uma melhor qualidade de vida.

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre as doenças que podem ser tratadas com células-tronco do cordão umbilical e as que estão em estudo.

Garantia de novidades sempre

Não existe área de estudos mais mutável e sempre rica em novidades do que a da saúde. Como as descobertas nesse campo precisam de muitos anos e estudo para se tornarem informações confiáveis para aplicar na saúde da população, é frequente observar novas descobertas mudarem conceitos já consolidados por muitos anos.

Acompanhar as pesquisas de células-tronco é, portanto, uma maneira de estar sempre ocupado com as novidades que essa área de pesquisa oferece, tanto para a medicina quanto para a biologia.

Dica: Vale a pena armazenar sangue do cordão umbilical?

Fonte de esperança para o tratamento de doenças ainda sem cura

Na área da saúde, nunca podemos falar diretamente sobre a possibilidade de cura de uma doença ou condição clínica, visto que essa situação depende de muitas variáveis — que incluem as características do paciente e a sua capacidade de responder ao tratamento oferecido. Apesar disso, as células-tronco ofereceram uma nova fonte de esperança para o tratamento de doenças que ainda são um verdadeiro mistério para a medicina.

Condições clínicas como as doenças degenerativas, quadros crônicos como a diabetes e até mesmo doenças que ainda não são completamente compreendidas pela medicina, como o câncer, podem se beneficiar muito das descobertas realizadas nas pesquisas com as células-tronco.

Conheça mais sobre nossos planos de coleta e armazenamento via WhatsApp!

Acompanhar as pesquisas é garantia de estar bem informado sempre

Se você está sempre interessado nas descobertas da ciência na área da saúde, ou é um potencial paciente que vai se beneficiar dos possíveis tratamentos que serão desenvolvidos com a tecnologia das células-tronco, então o acompanhamento das pesquisas é uma atitude indispensável.

Somente quando você está por dentro de tudo que está sendo explorado nessa área de estudos é que vai ter a garantia de estar sempre bem informado sobre esse assunto — além de compreender porque é importante sempre incentivar a realização de novas pesquisas nesse campo.

As pesquisas com células-tronco deram um novo ânimo para a ciência médica e suas descobertas. As células-tronco já oferecem uma grande possibilidade para que os pesquisadores fujam da sua zona de conforto para conseguir transformar seu uso em algo que será benéfico para vários tratamentos realizados em todo o mundo.

Você já acompanha as pesquisas com células-tronco? Qual é a sua opinião sobre o uso dessas descobertas no campo da saúde? Compartilhe com a gente!

Categorias: Células-Tronco

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    Dra. Roberta Pasianotto Costa Trofo

    (CRM 98.256/SP)
    Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, 1999;
    Residência Médica em Clínica Médica e Patologia Clínica/Medicina Laboratorial na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Especialização em Hematologia e Hemoterapia na Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP;
    Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial - SBPC.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.