Gravidez

Veja 5 dicas para fazer um chá de fraldas de sucesso para o seu bebê

O chá de fraldas é um momento para reunir os amigos e familiares, celebrar a espera pela chegada do bebê e receber um dos itens mais usados no enxoval: as fraldas descartáveis.

No nosso artigo de hoje, você encontra dicas incríveis para fazer um chá de fraldas de sucesso, quer você escolha uma reunião mais simples para poucos convidados ou deseje investir um pouco mais nesse momento. Confira!

1. Pense no tema e não esqueça das cores da decoração

Depois de decidir por fazer um chá de bebê, o primeiro passo é definir um tema para o evento e as cores que deseja usar para fazer a decoração.

É a partir do tema que você poderá definir a decoração do espaço, o tipo de convite e como fará as lembrancinhas, para que o visual fique harmônico e bem bonito.

Escolhendo as cores

Você não precisa escolher apenas as cores clássicas — azul para menino e rosa para menina. E, ainda que opte por elas, pode usar poás brancos com fundo rosa ou azul bebê.

Use a imaginação e misture cores claras como amarelo e cinza, branco e lilás ou mesmo enfeites multicoloridos com flores, pássaros e bichos.

Cata-ventos coloridos e cortina de borboletas de várias cores também deixam a decoração alegre e criativa!

Temas clássicos

Você pode optar por temas clássicos como ursos, princesas, bailarinas ou safari, por exemplo. A vantagem é que você encontra esses artigos para decoração com muita facilidade e com preços acessíveis. Além disso, as chances de você ter artigos em casa para aproveitar na decoração são bem maiores.

Mas se a ideia é economizar ainda mais, você pode optar por fazer a decoração com o próprio enxoval do bebê. Um varal com os bodies, vestidinhos e macacões fica muito fofo e já dá a cara do estilo do bebê. Use os brinquedos e as pelúcias para decorar a mesa. Os sapatinhos podem ser usados no topo do bolo.

Temas diferentes e personalizados

Você pode fugir do tradicional e apostar em temas diferentes e personalizados. Os papais geeks, por exemplo, podem apostar nas versões mais infantis de “Star Wars” e personagens dos quadrinhos.

Clássicos da literatura infantil como “O Pequeno Príncipe” e “Sítio do Picapau Amarelo” também são ótimas opções!

2. Defina o local

O próximo passo é escolher onde fará o chá de fraldas. O segredo é já ter uma ideia do tamanho da lista de convidados para definir um lugar que seja aconchegante para acolher a todos.

Faça o chá em casa

Se quiser fazer um evento mais intimista, é possível reunir os amigos em casa mesmo, especialmente se você tiver uma área, quintal ou salão de festas no prédio.  Lembrando sempre que é preciso pensar em assentos para todos. Se for convidar um pouco mais de pessoas será necessário alugar mesas e cadeiras.

Fazer o chá em casa fica bem mais em conta, já que você não precisa pagar pelo espaço. E você também pode aproveitar o tema da decoração do quarto do bebê. Mas é preciso planejar com cuidado toda a logística para organizar o evento e o trabalho para limpar tudo no final.

Alugue um salão de festas

Alugar um salão de festas externo é a melhor opção se você deseja convidar um número maior de pessoas. Ainda que você tenha que gastar mais para alugar o espaço, em muitos contratos o mobiliário e a equipe de limpeza já estão inclusos e você tem a comodidade de não precisar organizar tudo depois.

Faça o chá de bebê em um restaurante

Fazer o chá em um restaurante é uma novidade que tem atraído alguns pais. Churrascaria, pizzaria, cafeteria e restaurante japonês são algumas opções.

Essa parece ser uma opção mais cara, mas dependendo do seu planejamento para convidados, decoração, aluguel de mesas e cadeira e contratação de um buffet, a economia de tempo e até de algum dinheiro pode valer a pena.

Mas é importante fazer um contrato claro antes da contratação para não ter surpresas desagradáveis. Esse documento deve contemplar todos os detalhes:

  • data e horário de início e fim do evento;
  • o cardápio do que será servido aos convidados;
  • o preço total a ser pago pelo serviço, especificando inclusive se haverá alguma parcela adiantada ou gorjetas inclusas;
  • prazo final para incluir convidados na lista;
  • pedidos especiais, como velas, flores, som ambiente ou decoração específica;
  • política de cancelamento – esse item é muito importante para você se resguardar caso o bebê resolva chegar antes ou você tenha algum outro imprevisto.

Não se esqueça de verificar se há uma parte reservada para receber os convidados com mais privacidade. Verifique também onde poderá colocar as fraldas que ganhar.

3. Prepare os convites

Você pode comprar os convites prontos e apenas preencher com as informações do chá ou personalizar de acordo com o tema da festa.

Há muitas opções de convites no melhor estilo faça-você-mesmo com tutoriais simples e charmosos na internet. Alguns sites oferecem, inclusive, modelos prontos que você só precisa imprimir.

Também é possível fazer o convite para envio virtual por WhatsApp e outros aplicativos de mensagens e e-mail.

4. Prepare as lembrancinhas

Invista na criatividade para fazer lembrancinhas fofas e marcantes.

Se você é daquelas que gostam de fazer arte, abuse dos papéis e tecidos coloridos.

Você pode fazer caixinhas e sapatinhos de papel, fraldinhas de tecido e moldes de ursos e borboletas com bolsinhos para colocar balas, chocolates, pirulitos e doces para seus convidados levarem para casa. No Pinterest, você encontra ideias lindas para se inspirar e fáceis de fazer!

Se você não tem muito tempo e quer peças mais rápidas, você pode comprar caixinhas acrílicas ou mamadeirinhas para colocar balas e confetes de chocolate. Para decorá-las, basta imprimir um cartãozinho de agradecimento e colar na tampa da caixinha ou ao redor da mamadeirinha. Você pode ainda prender o cartão com um fitilho colorido para dar um toque especial.

5. Faça um bolo de fraldas

Em um chá de fraldas não pode faltar o bolo de fraldas. Ele é o ícone da decoração, é fácil de ser feito e você pode usar uma série de materiais baratos para decorá-lo: fitas coloridas para prender cada andar do bolo, enfeites de papel para decorar as fitas e sapatinhos e brinquedos do bebê como topo, por exemplo.

Depois do chá, você pode desmontá-lo e usar as fraldas normalmente, pois elas não estragam.

Agora que você já sabe como fazer um chá de fraldas de sucesso, é hora colocar em prática todas as dicas e pôr a mão na massa! Gostou? Compartilhe em suas redes sociais!

Categorias: Gravidez

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.