Gravidez

Você sabe o que é colostro? Descubra a importância dele para o seu bebê!

Muitas novidades aparecem durante a gestação e após o nascimento do bebê e podem criar muitas dúvidas, principalmente para as mães de primeira viagem. Uma das coisas que surgem nesse período é o colostro, que é produzido pelo corpo da mãe e pode ser confundido com o leite. Algumas mulheres ainda não sabem o que é e qual a sua relevância na vida do bebê. Se esse é o seu caso, fique tranquila, é comum que muitas perguntas e questionamentos surjam, pois tudo é novo durante a gravidez. Tire suas dúvidas agora e conheça o que é e qual a importância do colostro!

O que é colostro

O colostro é uma secreção líquida, às vezes amarelada, outras esbranquiçada e salgada. Ele é diferente do leite e antecede sua produção, mas também sai do seio materno.

Dica: Saiba como evitar seios rachados na amamentação

É considerada a primeira vacina que os bebês recebem por conter inúmeros benefícios para a saúde da criança recém-nascida.

Em que momento ele é produzido

Na maioria das mulheres, a produção do colostro começa no último trimestre da gravidez, mas é normal que algumas gestantes tenham antes ou só após o nascimento. No caso da produção antes do parto, é comum que ocorra algumas secreções nesse período. Após o nascimento do bebê, a produção do colostro aumenta durante cerca de uma semana, tempo suficiente para nutrir o seu filho com seus muitos benefícios.

As diferenças entre colostro e leite

Além do sabor salgado e do aspecto amarelado (ou transparente e mais aguado) — o leite é mais branco e grosso —, o colostro ainda possui algumas diferenças em sua composição em relação ao leite materno.

Dica: Descubra como se preparar para a amamentação e evitar problemas

Ele é salgado por conter potássio e sódio e, apesar de terem as mesmas vitaminas e mineiras, o leite contém mais gordura e carboidratos. Apesar disso, o colostro tem mais proteínas e agentes de defesa do organismo, como leucócitos e imunoglobulinas.

A importância do colostro e seus benefícios

O colostro é considerado a primeira vacina do bebê pelo poder de proteção contra infecções e fortalecimento da imunidade. É rico em vitaminas E, K e A, que ajuda na proteção dos olhos. Além disso, a importância do colostro também se dá no amadurecimento do intestino. Com esse estimulo, o mecônio é eliminado com rapidez, evitando e prevenindo a icterícia.

A extração do colostro

É muito comum que existam comparações e comentários em relação à quantidade do colostro que está sendo expelido, mas isso não deveria ocorrer, já que varia muito de mãe para a mãe — e também de acordo com as necessidades de cada bebê. Pode acontecer de mulheres que já amamentaram antes terem mais facilidade, mas isso não deve preocupar as novas mamães. Os bebês sabem sugar perfeitamente a quantidade ideal para eles, portanto não deve haver preocupações.

Como você pode ver, não há motivos para ter ansiedade e apreensão agora que já conhece a relação entre o colostro e o bebê e também a sua importância e os muitos benefícios que ele traz. Lembre-se que o colostro é diferente do leite, e antecede sua vinda, preparando o bebê contra infecções e fortalecendo sua imunidade, então é comum que existam essas diferenças entre os dois.

Para entender ainda mais sobre como melhorar o bem-estar do seu bebê, confira no banner abaixo como as células-tronco são importantes para a sua saúde!

Você já conhecia a importância do colostro? Tinha conhecimento sobre os benefícios e como ele é produzido? Conte pra gente a sua experiência!

Categorias: Gravidez

Tags: ,

Mais de 100.000 mães acompanham nosso conteúdo!

    Cadastre seu e-mail e junte-se a elas

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

    (CRM: 5279398-1)
    Residência Médica em Ultrassonografia Obstétrica e Geral;
    Ginecologia Infanto Puberal (criança e adolescente);
    Atua como ginecologista obstetra há 12 anos.

    Caro Leitor,

    A CordVida produz o conteúdo desse blog com muito carinho e com o objetivo de divulgar informações relevantes para as futuras mães e pais sobre assuntos que rondam o universo da gravidez. Todos os artigos são constituídos por informações de caráter geral, experiências de outros pais, opiniões médicas e por nosso conhecimento científico de temas relacionados às células-tronco. Os dados e estudos mencionados nos artigos são suportados por referências bibliográficas públicas. A CordVida não tem como objetivo a divulgação de um blog exaustivo e completo que faça recomendações médicas. O juízo de valor final sobre os temas levantados nesse blog deve ser estabelecido por você em conjunto com seus médicos e especialistas.