POR QUE O CORDÃO UMBILICAL É TÃO VALIOSO?
O cordão umbilical é muito rico em células-tronco adultas em sua fase mais primitiva, quando há maior capacidade de formação de outras células e, por isso, um amplo potencial de aplicações terapêuticas. As células-tronco encontradas no cordão umbilical podem ser extraídas do sangue (células-tronco hematopoéticas) e do tecido (células-tronco mesenquimais). Apesar de diferentes, ambas ainda não sofreram exposição a vírus, bactérias ou ao meio ambiente, o que traz importantes benefícios terapêuticos.
QUANDO É POSSÍVEL COLETAR AS CÉLULAS-TRONCO DO CORDÃO UMBILICAL?
O momento do parto é a única oportunidade para a coleta das células-tronco do cordão umbilical. Na hora do nascimento, as células-tronco que dão origem ao sangue ainda não migraram completamente para a medula óssea do bebê e, por isso, ficam retidas no cordão umbilical na hora do parto.
Além disso, um outro tipo de células-tronco que dão origem aos tecidos do nosso corpo também ficam concentradas, só que no tecido do cordão umbilical. Esse material valioso também só pode ser coletado no momento do parto.
Normalmente, o cordão umbilical é descartado após o parto, quando as células ali presentes poderiam ser utilizadas para tratar diversas doenças.